
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, 27, às 18h30, no Couto Pereira, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de viver uma semana relativamente tranquila após as vitórias diante do Flamengo e, principalmente, no clássico AtleTiba, o Verdão agora tenta superar os desfalques para manter a sua invencibilidade de quatro partidas longe de casa. Pela frente, terá um Cruzeiro que conseguiu reagir sob o comando de Mano Menezes, venceu o último jogo diante da Chapecoense, e contará com o apoio da torcida para tentar marcar mais três pontos na tabela
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o seu maior rival no Couto Pereira e tratou de sair do A. Paranaense logo nos primeiros minutos de jogo. Aos 12 minutos, Henrique Almeida recebeu de Negueba na entrada da área e fuzilou o goleiro Wéverton, sem qualquer chance de defesa. Foi o início da festa dos mais de 30 mil Alviverdes presentes no estádio. Pouco depois de Walter perder uma chance incrível de empatar o jogo, Negueba recebeu outro lindo passe de Lúcio Flávio e fez outro belíssimo gol, fechando o placar e consolidando a vitória Coxa-Branca que, com bastante raça e determinação, foi superior a seu adversário na maior parte do tempo e sempre esteve muito mais próximo da vitória.
Os três pontos, além de dar uma verdadeira injeção de ânimo aos jogadores, foram suficientes para tirar novamente o Coritiba da Zona do Rebaixamento e alçar o Verdão ao 14º lugar na tabela. Entretanto, a situação ainda não é nada cômoda e, no caso de derrota, o Alviverde volta a ficar seriamente ameaçado. Sabendo disso, o técnico Ney Franco tenta driblar os desfalques e montar uma equipe competitiva. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Negueba e Henrique Almeida não jogam. Lúcio Flávio, expulso no final do clássico, também está fora. Por fim, Kléber e Alan Santos saíram machucados do clássico e são outras baixas. Apesar de não confirmar a equipe, a tendência é que Ney Franco lance Cáceres e Juan no meio. Já a trinca ofensiva deve ser formada por Thiago Galhardo, Rafhael Lucas e Paulinho ou Evandro, com Marcos Aurélio ainda correndo por fora na luta por uma das vagas. De qualquer forma, a confirmação deverá ficar para minutos antes da bola rolar.
O adversário
O Cruzeiro vive uma situação bastante parecida com a do Coritiba neste Campeonato Brasileiro. Além do mesmo número de pontos do Verdão na tabela, a Raposa também passa boa parte da competição lutando para deixar a zona perigosa, tanto que recentemente trocou o treinador Vanderlei Luxemburgo por Mano Menezes. O time chegou a reagir, mas passou três partidas sem vencer até conseguir os três pontos diante da Chapecoense e empurrar o rival para a ZR, respirando um pouco na disputa. Em relação à equipe que enfrenta o Verdão, o grande desfalque é o volante Willians, expulso na última rodada. Ele será substituído por Charles, que volta a ganhar uma chance entre os titulares. Na frente, Marquinhos sentiu dores musculares durante a semana, mas deve ser opção. Com expectativa de casa cheia, o Cruzeiro tenta engatar a segunda vitória consecutiva para se afastar da briga lá embaixo.
O jogo
Além dos desfalques, a partida será extremamente difícil para o Verdão por se tratar de um confronto direto que será disputado longe do Couto Pereira. A torcida cruzeirense, que deve comparecer em bom número ao Mineirão, deve empurrar os seus jogadores para cima do Coritiba mas, por outro lado, já dá sinais claros de impaciência com o grupo, o que pode ser um ponto bastante positivo se o time Alviverde conseguir segurar a pressão inicial. Portanto, atenção, determinação e vontade não poderão faltar. Além disso, os atletas do Verdão precisam estar preparados para qualquer oportunidade que surgir.
Ofensivamente, nem é necessário se alongar muito para dizer que o Alviverde sentirá muita falta de seu artilheiro. Além dele, as ausências de Kléber e Negueba também serão bastante negativas de acordo com o modo de jogar que Ney Franco implantou na equipe.
Eles terão função importante inclusive no aspecto defensivo. Na frente, Rafhael Lucas precisa entrar mais ligado e aproveitar suas chances. Por fim, Juan será o principal articulador de jogadas no meio e, ao cair pela esquerda, pode formar uma boa dupla com Carlinhos, no que seria uma das principais armas ofensivas do Coritiba no jogo.
Na parte defensiva, o Verdão precisará controlar a velocidade da trinca ofensiva do Cruzeiro, formada por Alison, Allano e Willian. Os três são os principais diretos pela recuperação do time mineiro na competição, especialmente Willian, que ganhou a confiança do técnico Mano Menezes e vem fazendo gols importantíssimos para a Raposa na competição. Além deles, é preciso que o Coritiba controle as chegadas dos volantes Henrique e Charles. Ambos possuem bons chutes de fora da área e podem incomodar a meta de Wilson neste tipo de jogada. Por fim, é preciso controlar as jogadas de bola aérea.
A torcida
Certamente a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Mineirão para empurrar o grupo de jogadores rumo a mais uma importantíssima vitória no campeonato. Os três pontos diante do Cruzeiro seriam fundamentais e dariam uma "gordura" ao Verdão em sua incessante luta. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da vitória.
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 28ª Rodada
Cruzeiro x Coritiba
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 27/09/2015, domingo
Horário: 18h30
Cruzeiro:
Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Fabrício; Henrique, Charles, Ariel Cabral e Alison; Allano e Willian.
Técnico: Mano Menezes.
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Luis Cáceres, Juan e Thiago Galhardo; Paulinho (Evandro) e Rafhael Lucas.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra/SP
Assistente 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE (FIFA)
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES (Especial)
4º Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira/MG
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)