Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Um confronto coloca frente a frente dois times do G4 da Série B: Novorizontino, dono da casa, e Coritiba, visitante letal. O Novorizontino chega para o duelo, com três partidas sem vitória, com dois empates (contra Avaí e Volta Redonda) e uma derrota contundente para o CRB (4 a 0). Mesmo assim, ocupa o 3º lugar com 36 pontos: são 9 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, 24 gols marcados e 17 sofridos.
Em casa, o Tigre é imbatível na atual série B: 7 vitórias e 4 empates e nenhuma derrota, totalizando 25 pontos em 11 jogos (75,6% de aproveitamento). É o único invicto atuando no próprio estádio entre os 20 clubes da competição.
O duelo contra o Coxa, pela 22ª rodada no estádio Jorge Ismael de Biasi, é destaque em ambos os lados: o Novorizontino, melhor mandante da segunda divisão, recebe o melhor visitante entre os 20 times, e vice-líder da tabela. A campanha do Coxa como visitante nesta Série B é a seguinte: 18 pontos em 11 jogos, com cinco vitórias, três empates e três derrotas, ou seja, quase metade da pontuação do Coritiba foi conseguida longe de casa, com 21 pontos.
Defensivamente, ambos aparecem entre as melhores da competição: Novorizontino sofreu 17 gols, e o Coritiba 13. No ataque, o Tigre soma 25 gols, enquanto o Coxa balançou as redes 22 vezes.
Expectativa de duelo equilibrado, com o Novorizontino buscando manter o mando de campo e a equipe Coxa-Branca tentando conseguir pontos importantes fora de casa. Um confronto de alto nível entre as defesas menos vazadas da série B.
O técnico do Novorizontino, Umberto Louzer deve manter a formação que jogou com o Volta Redonda, no empate em 0 x 0, no sistema 3-4-3, e a provável escalação pode ser a seguinte: Airton, Dantas, Cesar Martins e Patrick; Rodrigo Soares, Jean Irmer (Fábio Matheus), Luiz Oyama e Mayke; Robson, Caio Dantas e Matheus Frizzo (Rômulo).
Este será o quarto confronto na história entre as duas equipes, o segundo a ser jogado em Novo Horizonte. Nos outros três confrontos as equipes ficaram empatadas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)