
Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
O Coritiba jamais enfrentou o Confiança em Curitiba. O retrospecto é de apenas duas partidas realizadas em Aracaju. Um empate por 1x1 há 45 anos, com gol de Eli Carlos, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da primeira divisão de 1976, além da vitória por 1x0 conquistada no primeiro turno da Série B deste ano.
No empate de 1976, o técnico do glorioso era Dino Sani, que viria a treinar o Coritiba nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 1985.
Em partidas oficiais contra outras equipes de Sergipe há registro de duas vitórias, ambas no Alto da Glória em confrontos pela série A no início dos anos 70. Os placares de 2x0 contra o Sergipe e de 3x0 contra o Itabaiana, ocorreram nos longínquos anos de 1972 e 1974, respectivamente.
Sobre a cidade de Itabaiana-SE há uma curiosidade interessante. Há um clube homônimo, denominado Itabaiana Coritiba Foot Ball Clube, fundado em 14 de setembro de 1972 em homenagem ao Verdão do Paraná após a ótima impressão deixada aos sergipanos em amistoso realizado pelo esquadrão alviverde dos anos 70 contra a equipe local.
O alviverde sergipano começou suas atividades no futsal, colecionando várias conquistas, e depois expandiu suas atividades para o campo. Em 1999, teve sua melhor participação na série A1, quando participou do quadrangular final e terminou na terceira colocação à frente do Confiança. Participou da fase de grupos da Copa do Nordeste em 2000, quando enfrentou ABC, Ceará e Vitória; chegando a vencer o Ceará por 2x0. Suas maiores conquistas são os títulos do Campeonato Sergipano da série A2 em 1998 e 2013, competição que disputa atualmente.
Seguem alguns dados das partidas
realizadas nos anos 70:
Coritiba 2x0 Sergipe
24 de setembro de 1972
Estádio Belfort Duarte (atual Couto Pereira)
Coritiba: Jairo, Hermes, Pescuma, Cláudio Marques e Nilo; Fito e Dreyer; Leocádio, Zé Roberto, Hélio Pires e Dirceu. Técnico: Lanzoninho
Entrou: Flecha.
Gols do Coritiba: Zé Roberto (2).
Coritiba 3x0 Itabaiana-SE
08 de maio de 1974
Estádio Belfort Duarte (atual Couto Pereira)
Coritiba: Jairo, Zé Maria, Hiran, Cláudio Marques e Humberto; Dreyer e Nélson Lopes; Kruger, Zé Roberto, Hélio Pires e Aladim. Técnico: Hidalgo.
Entraram: Oliveira e Sidney.
Gols do Coritiba: Aladim, Dreyer, Hélio Pires.
Confiança 1x1 Coritiba
15 de setembro de 1976
Estádio Batistão
Coritiba: Jairo, Bira, Hermes, Vicente e Celso Ferreira; Nenê e Caio; Wilton, Eli Carlos, Luisinho e Aladim. Técnico: Dino Sani
Entraram: Freitas e Tião Abatiá.
Gol do Coritiba: Eli Carlos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)