
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Após uma longa novela que envolveu a justiça do Rio de Janeiro e o Clube de Regatas Vasco da Gama, o estádio São Januário, casa do clube vascaíno, foi liberado para este jogo com o Coritiba nesta próxima quinta-feira, pela 24ª rodada do campeonato brasileiro de 2023. Foram quase 90 dias sem jogar em São Januário com a presença da torcida vascaína, que vai poder ver novamente o time em seu reduto, sendo que todos os ingressos disponíveis já foram comercializados, aproximadamente 20 mil.
O Time da Cruz de Malta ocupa a 18ª posição na tabela, com 20 pontos ganhos e vem de uma recuperação no campeonato, desde que o técnico argentino Ramon Diaz assumiu, juntamente com os novos jogadores contratados da última janela de julho. Com Ramon Diaz no comando foram oito jogos até aqui, com aproveitamento de 45,8% dos pontos conquistados, sendo três vitórias, dois empates e três derrotas. Esse aproveitamento deixa a torcida esperançosa em relação à fuga do time da ZR. No último jogo, o clássico com o Fluminense, no Estádio Nilton Santos, o Vasco conquistou uma bela vitória por 4 x 2, jogando um bom futebol.
A equipe carioca conseguiu boas incorporações na última janela, e o time encorpou e ficou mais competitivo. Vieram os zagueiros Maicon que estava no Santos e o chileno Medel que estava no Bologna da Itália, os meias Praxedes vindo do Red Bull Bragantino, Paulinho do Al-Shabab (Emirados Árabes) e os atacantes Serginho vindo do Giresunspor da Turquia, Rossi que estava sem clube, o argentino Vegetti, que estava no Belgrano de Córdoba, e a contratação de maior impacto, o francês Payet que por último estava no Olimpyque de Marselha (França).
Como curiosidade, o jogador Andrey, formado no Vasco, nunca enfrentou seu ex-time e será a primeira vez que estará em São Januário. Bruno Gomes, outro formado na equipe carioca, já enfrentou seu ex time, mas foi no primeiro turno no Couto Pereira, e também nunca atuou pelo Coxa no estádio carioca, e não será desta vez também, pois ele se contundiu na partida com o Bahia e ficou de fora da lista de relacionados.
Para o confronto contra o Coritiba, o Vasco não poderá contar com os jogadores Robson Bambú, Capasso, Gabriel Dias e Erick Marcus, todos entregues ao departamento médico do clube. Por sua vez, o chileno Medel volta de suspensão e deve assumir o lugar de Maicon na zaga.
A provável escalação do Vasco para este confronto deverá ser: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Gary Medel, Léo, Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho; Rossi, Gabriel Pec (Marlon Gomes) e Pablo Vegetti.
Vasco da Gama e Coritiba já se enfrentaram 23 vezes no Rio de Janeiro, sendo que o time Coxa venceu seis, o Vasco venceu 13 e foram quatro empates. A última vitória Coxa-Branca contra o Vasco no Rio de Janeiro foi pela série A de 2020 (jogo disputado em 16/1/2021), pelo placar de 1 x 0, gol de Hugo Moura. As equipes se enfrentaram pela série B de 2021 e deu Vasco que venceu por 2 x 1. Pelo primeiro turno da série A de 2023, as equipes se enfrentaram em maio no Couto Pereira e deu empate em 1 x 1. Zé Roberto abriu o placar para o Coxa e Erick Marcus empatou no final da partida para o time carioca.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)