
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-MG se enfrentam nesta quinta-feira, 9, às 21h, na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de perder uma boa sequência na competição, ao ser derrotado pelo Fluminense, por 2x0, dentro de casa, o Coritiba sai de seus domínios para tentar superar os desfalques e voltar a pontuar na competição. Pela frente, terá um dos melhores times do Brasileirão, que conta com a empolgação de sua torcida para partir para cima de seus adversários desde o primeiro minuto e tenta se manter na frente da classificação
Coxa tenta marcar pontos para não voltar a conviver com as últimas posições na tabela
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Fluminense, no Couto Pereira e, embora tenha feito uma partida bastante razoável, respeitou demais o adversário carioca. Além disso, mais uma vez, apresentou os mesmos problemas na finalização das jogadas. Mesmo com estes pontos negativos, o Coritiba segurava o Tricolor carioca no 0x0 até que Ayrton foi infantilmente expulso. No lance seguinte, o Fluminense abriu o placar e, logo em seguida, Fred fez 2x0, determinando o placar final do jogo. Ao final da partida, justas cobranças de uma torcida que, a cada rodada, vê a situação mais complicada e, infelizmente, não nota qualquer movimentação da diretoria em busca de reforços.
As deficiências da equipe são gritantes e visíveis. Técnica e taticamente o time não evolui, precisando de lampejos individuais para resolver alguns jogos e somar alguns pontos. Pouco para quem diz ter um planejamento de sempre brigar pelas primeiras colocações na tabela. Além disso, a notável perda de força no Couto Pereira obriga o time a colher pontos fora de casa. Resta saber se Marcelo Oliveira mudará a sua conservadora postura nas partidas longe do Alto da Glória e fará o seu time jogar para frente, seja com quem for.
Não parece ser isso que vai acontecer dessa vez. O técnico Coxa-Branca terá vários problemas, mas dificilmente abandonará o esquema com três volantes, típico em partidas fora de casa. Suspensos, Ayrton e Chico não poderão atuar. Willian, que não atuou diante do Fluminense, segue vetado. O mesmo acontece com Emerson, que não se recuperou de seu problema no pé. Sem muitas opções na contenção, Marcelo Oliveira deve lançar o trio Júnior Urso, França e Gil, que deve tomar a vaga de Lincoln. Na direita, o mais provável é que Willian Leandro apareça. Entretanto, o treinador Coxa-Branca ainda considera a hipótese de deslocar Gil para esse setor, promovendo a entrada do até então esquecido Emerson Santos no meio. Na zaga, Rafael Bonfim segue como titular e terá a companhia de Pereira. A boa notícia fica por conta do retorno de Rafinha. Entretanto, o meia tende a ficar como opção no banco de reservas.
Na frente mesmo com um jogo a menos, Galo tenta dar sequência à excelente fase
O Atlético-MG vive em estado de graça. Depois do alto investimento com as contratações de Jô, Victor, Júnior Cesar e, principalmente, Ronaldinho, a equipe mineira começou o Brasileirão atropelando os seus adversários e, até agora, perdeu apenas sete pontos dos 39 disputados. O resultado disso é a manutenção nas primeiras posições da tabela. Fora de campo, empolgação total. A torcida do Galo vem lotando as arquibancadas da Arena Independência a cada partida, empurrando a equipe para cima de seus adversários. Utilizando essa força, o Galo ganhou cinco de seus seis jogos em casa, tendo uma das melhores campanhas da competição.
Mesmo em menor escala que Marcelo Oliveira, Cuca também tem problemas para montar a sua equipe para a partida desta quinta-feira. Com um problema muscular, Danilinho está fora do time por, pelo menos, duas semanas e será substituído por Guilherme, que forma a dupla de ataque com Jô. No meio, Pierre está suspenso com três cartões amarelos e será substituído por Serginho. O novo titular terá a companhia de Leandro Donizete que, em muito pouco tempo, já conquistou a torcida do Galo. Vale lembrar que, no início do ano, ele foi trocado por Renan Oliveira, que nem faz mais parte do elenco Alviverde. Nas demais posições, Cuca deve manter o time que vem jogando junto há algumas rodadas. A única dúvida é Réver que, com dores na costela, pode ser poupado e ceder lugar a Rafael Marques.
Panoramas da partida
Nem é necessária muita análise para identificar a dificuldade que o Coritiba enfrentará na noite desta quinta-feira, em Belo Horizonte. Empolgado e jogando um futebol de primeira qualidade, o Atlético-MG já se coloca como um dos grande favoritos ao título nacional e, forte em casa, tende a partir para cima do Coritiba desde os primeiros minutos de partida. Com uma postura cautelosa, o Coritiba deve ser muito forte na marcação e tentar puxar contra-ataques em velocidade para surpreender a defensiva Alvinegra e tentar pular na frente do marcador.
Ofensivamente, o Verdão deve concentrar as suas ações na velocidade de Robinho e Éverton Costa, no meio-campo, para tentar criar alguma jogada, especialmente de contra-ataque. A movimentação de Leonardo, no comando de ataque, também será importante para tirar os zagueiros atleticanos da área, abrindo espaço para as chegadas dos meias, que precisam encostar na frente para que o Coritiba não seja "amassado" pelo Galo em seu campo defensivo. Uma alternativa que precisa ser explorada é o jogo aéreo, visto que, com zagueiros altos, o Verdão tende a levar vantagem nesse tipo de lance. No banco, Rafinha pode ser uma espécie de "arma secreta" para o segundo tempo.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará ficar muito ligado na atuação dos meias do Galo. Ronaldinho e Bernard se acertaram desde o primeiro momento e vêm conferindo criatividade e movimentação ao meio-campo atleticano. Quem se aproveita disso é a dupla de ataque que, nesta partida, será formada por Jô e Guilherme, dois perigosos atacantes que também merecem atenção. Outra força deste Atlético-MG é o apoio dos laterais. Com características altamente ofensivas, Marcos Rocha e Júnior César costumam chegar bastante à linha de fundo e oferecem mais alternativas de ataque ao time de Cuca.
Em busca da recuperação, a torcida Coxa-Branca certamente estará representada nas arquibancadas da Arena Independência para empurrar os jogadores em busca de um bom resultado diante do Galo, o que daria bastante moral ao grupo para, definitivamentem engrenar na competição. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas para que o time traga um bom resultado para Curitiba e volte a encontrar o caminho das vitórias.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 15ª rodada
Atlético-MG x Coritiba
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 09/08/2012, quinta-feira
Horário: 21h
Atlético-MG:
Victor; Marcos Rocha, Rafael Marques (Réver), Leonardo Silva e Júnior César; Leandro Donizete, Serginho, Bernard e Ronaldinho; Guilherme e Jô.
Técnico: Cuca
Coritiba:
Vanderlei; Willian Leandro (Émerson Santos), Pereira, Rafael Bonfim e Lucas Mendes; Júnior Urso, França, Gil e Robinho; Éverton Costa (Rafinha) e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES (Asp. FIFA)
Assistente 1: Ramires Santos Cândido/ES
Assistente 2: Vanderson Antonio Zanoti/ES
4º Árbitro: Renato Cardoso da Conceição/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)