
PRÉ-JOGO
Após encerrar o primeiro turno da competição em primeiro lugar, o Coritiba busca assegurar sua vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de 2007. Atrás de mais nove vitórias em nove jogos em casa, o Coritiba enfrentará, às 20h30, no Couto Pereira, o Remo, penúltimo colocado na tabela. Para chegar à vitória, os jogadores contarão com um aliado muito forte: a torcida do Verdão, que promete cantar sem parar seu amor pelo Clube.
No primeiro turno, no jogo de estréia do Cori na Série B, o time foi a Belém (PA) e derrotou a equipe do Remo por 2x1, com gols do zagueiro adversário Rodrigo (contra) e Fábio Pinto (já dispensado) para o Coxa, descontando para a equipe da casa o volante Serginho.
De lá para cá, a história Alviverde mudou muito. E mudou para melhor em todos os setores do time. A mudança mais significativa de todas, foi a saída do técnico Estevam Soares para a entrada de Paulo Bonamigo, que organizou e resgatou o futebol do Coritiba.
A equipe que entrará em campo esta noite não é muito diferente daquela comandada por Estevam, sendo que estiveram naquela partida e estarão em campo nesta noite os jogadores Kleber, Henrique, Ricardinho, Egídio, Jackson, Eanes e William.
Esses jogadores, dentre outros do elenco, após passarem por dificuldades com o Cori até a chegada do novo técnico, Paulo Bonamigo, merecem estar passando pelo bom momento que vivem.
Hoje o Coritiba é forte, seja física, emocional, técnica ou taticamente. O time Coxa é formado por um grupo de jogadores movidos pela vontade de vencer e conquistar o retorno à Série A. Esse é Coxa que o torcedor Alviverde queria ver.
Mudança
Para a partida desta noite, Paulo Bonamigo promoverá o retorno do meia Jackson que cumpriu suspensão automática no lugar do meia Guilherme, que cumpre suspensão pela expulsão na partida contra o Avaí, no último sábado.
Quem deixa a equipe também, mas por problema de lesão, é o zagueiro Índio, que deverá ficar fora, em tratamento, por duas semanas. Sem poder contar com o capitão, Bonamigo volta a utilizar seu sistema tático em um misto de 4-4-2 com 3-5-2, com Egídio fazendo o papel às vezes de primeiro volante, às vezes de terceiro zagueiro, ao lado de Henrique e Marcelo Batatais.
Outra formação que se tem noticiado é com Peruíbe no papel de primeiro volante e terceiro zagueiro, deixando para Márcio Egídio a função de segundo volante, num posicionamento bastante estranho, já que Peruíbe várias vezes atuou como segundo volante, sendo mais fácil para ele desempenhar essa função (Nota: o site oficial noticiou que Peruíbe jogaria na zaga, no lugar de Índio, mas isso não foi confirmado por setoristas que acompanharam o treino do Coritiba).
É mais provável mesmo que Egídio continue com a sua função fazendo os papéis de terceiro zagueiro e de primeiro volante, até porque, pelos treinos da semana, Bonamigo avaliou o desempenho de Rodrigo Batata, que entrou várias vezes durante os treinos no lugar de Peruíbe.
Se optar por Peruíbe, o Coxa se fortalece em termos de marcação, principalmente no setor defensivo, perdendo um pouco de criatividade no meio campo, porém, dando mais liberdade aos alas; se optar por Rodrigo Batata, o Cori adianta sua marcação, ganha em toque de bola e em velocidade, o que será fundamental para furar o bloqueio adversário.
Mesmo respeitando o adversário, mas jogando em casa e com o apoio incondicional da maior, mais fiel e mais vibrante torcida do estado, Bona poderia optar por uma equipe mais avançada, com Rodrigo Batata. Nesta hipótese, Rodrigo poderia trocar de posição com o meia Jackson, que faria o papel de segundo volante. Esta opção pode ficar para o segundo tempo. O técnico do Alviverde deverá mesmo escalar Peruíbe para o papel de segundo volante, reforçando assim, o meio campo e apostando na força dos avanços dos alas Luís Paulo e Ricardinho, que foi o destaque Coxa-Branca na última rodada.
O adversário
O Clube do Remo não vem fazendo um bom campeonato até o momento, ocupando o 19º lugar na tabela de classificação. Para tentar sair da zona de rebaixamento, recentemente contratou o técnico Giba, além de reforçar o elenco contratando o meia Alex Oliveira, que ano passado não aceitou um convite para jogar no Verdão, indo parar no futebol da Grécia, e o volante Fernando Miguel. Ambos não poderão atuar esta noite por ainda não estarem inscritos na competição.
O discurso do técnico Giba é de que seu time vem para buscar a vitória. No site oficial do Clube do Remo, Giba declara que “ Não temos como fazer referência a outro resultado. Essa história de 'empate será bem vindo', não nos serve mais”.
Mas as declarações do técnico não querem dizer que o Remo irá jogar aberto ou de igual para igual com o Verdão, pois Giba não poderá contar com o goleiro Alexandre Buzzeto, por contusão, o volante Serginho, o meia Otacílio, além de seu principal destaque, o eficiente atacante Landu, todos cumprindo suspensão.
Com todos estes problemas, o time azul de Belém deverá primeiro tentar evitar sofrer um gol, para depois tentar explorar um erro Coxa-Branca para buscar o seu gol, na base da cautela, pois os adversários conhecem a força do Verdão Coxa-Branca em sua casa.
Paciência
A partida desta noite será mais um teste de paciência e boa vontade para alguns torcedores Alviverdes que facilmente se descontrolam quando o gol demora a sair. Cobranças excessivas, ainda no primeiro tempo, atrapalham o desempenho dos jogadores do Verdão, basta lembrar da última partida no Couto, na vitória Coxa-Branca, de virada, por 2x1, contra o Gama. Um sofrimento desnecessário, que poderia ser evitado com um pouco mais de apoio de alguns torcedores.
Nação Coxa-Branca: vamos aderir à campanha da Torcida Império Alviverde e vamos cantar Cooooxaa! sem parar, até sair o primeiro gol do nosso Glorioso!
Nenhum jogo dentro do Monumental do Alto da Glória será fácil. Os adversários conhecem a força do Verdão Coxa-Branca dentro do seu território. Mais, os adversários conhecem a força da Nação Coxa-Branca nas arquibancadas do Couto, eles sabem do que é capaz a maior e mais vibrante torcida do estado. Hoje, somos referência nacional! Somos a diferença!
Assim sendo, torcedor Coxa-Branca, compareça ao Monumental do Alto da Glória esta noite, seja e faça a diferença. Deixe-se embalar pelo som das torcidas organizadas do Verdão e empurre seu time do coração para a conquista de mais uma vitória!
Eu vim para agitar, não vou parar e dá-lhe Cooooxaa!
Campeonato Brasileiro 2006 – Série B - 20ª rodada
Coritiba x Remo
Data: 01/09/2006, sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória
Coritiba:
Kleber; Luís Paulo, Henrique, Marcelo Batatais e Ricardinho; Egídio, Peruíbe (Rodrigo Batata), Jackson e Cristian; Eanes e William
Técnico: Paulo Bonamigo
Remo:
Adriano; Lucas, Magrão, Carlinho e Julinho; Jecimauro, Beto, Maurício Oliveira e Rafael Ueta; Izaías e Renato Santiago
Técnico: Giba
Árbitro: José Acácio da Rocha (SC)
Assistente 1: Luis Alberto Kallenberger (SC)
Assistente 2: Fernando Lopes (SC)
4º Árbitro: Ito Dari Rannov (PR)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)