
Confrontos de campeões
O Coritiba tem um aproveitamento até o momento nesta Série B de 42% contra adversários que já foram campeões brasileiros. O time alviverde já enfrentou as quatro equipes, Botafogo, Cruzeiro, Guarani e Vasco, que, junto ao próprio Coritiba, fazem parte do seleto grupo dos cinco times que já conquistaram a primeira divisão do futebol nacional.
Ao todo, o time alviverde conquistou uma vitória, dois empates e uma derrota, jogando três partidas fora de casa e apenas uma dentro do Couto Pereira. O Coritiba marcou três e sofreu outros três.
O melhor aproveitamento dos confrontos entre os times campeões brasileiros é do Botafogo com 66,6%, com uma vitória contra o Coritiba e um empate contra o Cruzeiros. Ambos os jogos foram disputados no Rio de Janeiro.
Em seguida vem o Cruzeiro com 50%, com uma vitória contra o Vasco e três empates contra Guarani, Cruzeiro e Botafogo. O time mineiro, porém, disputou apenas uma partida longe de seus domínios.
Os piores aproveitamentos são do Vasco e Guarani, com apenas 16,6%. Ambos os times possuem um empate e uma derrota nos confrontos entre os campeões brasileiros.
A sequência de confrontos do Coritiba contra times que já foram campeões brasileiros começou com a derrota para o Botafogo, na segunda rodada da Série B, quando o time alviverde perdeu por 2x0, em uma partida que foi extremamente prejudicado pela arbitragem. Foi a única derrota no campeonato. Desde lá o time comandado pelo técnico Gustavo Morínigo não perdeu mais, acumulando oito jogos de invencibilidade na Série B.
Depois veio a vitória contra o Guarani, no Brinco de Ouro. Em uma boa apresentação, o Coritiba venceu por 2x0, gols de Luciano Castan e Léo Gamalho, com grande atuação do sistema defensivo, com destaque para o lateral-direito Natanael e o zagueiro Henrique.
Os dois empates foram contra Cruzeiro e Vasco. Contra o time mineiro, o Coritiba respeitou demais o adversário e pouco incomodou, sendo também pouco incomodado pelo adversário. Só foi levar perigo no final da partida, quando o chute de Val parou na trave do goleiro Fábio. O empate contra o Vasco mostrou um Coritiba diferente, saindo mais para o jogo. Após sair atrás do placar, o Coxa conseguiu o empate com um gol de Léo Gamalho, mantendo a sua sequência sem sofrer derrotas.
O Coritiba voltará a enfrentar os times que já foram campeões brasileiros apenas no segundo-turno da Série B.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)