
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Santos Futebol Clube, tradicional equipe paulista que completou 110 anos nesta semana, não teve um bom início de temporada em 2022. Primeiramente, devido ao mal desempenho nos jogos iniciais, houve a demissão do técnico Fabio Carille durante a disputa do Campeonato Paulista, fato que aconteceu dois dias antes do clássico contra o São Paulo. Após a demissão de Carille, que assumiu recentemente o A.Paranaense, o time santista contratou o técnico Fabian Bustos, argentino de 53 anos que assumiu o time no meio da disputa do paulistão, ainda em fevereiro de 2022. Fabian Bustos é um experiente treinador, que trabalhou em várias equipes da América do Sul e estava no Barcelona de Guayaquil (Equador) antes de chegar à equipe praiana.
A campanha no paulistão de 2022 seguiu ruim, a tal ponto de na última rodada da fase de classificação o Santos necessitar de uma vitória contra a equipe do Água Santa, caso contrário poderia ser rebaixado. O alvinegro conseguiu a vitória por 3 x 2 jogando na Vila Belmiro e se salvou do vexame que seria cair para a 2ª divisão do futebol paulista, ficando em terceiro lugar no grupo D, que contava, além do Alvinegro praiano, com o Bragantino, Santo André e Ponte Preta. A campanha realmente foi decepcionante pois em doze jogos disputados a equipe conseguiu apenas 14 pontos, com três vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
O time base utilizado no paulistão, tinha a seguinte formação: João Paulo, Auro, Kaiky, Eduardo Bauerman, Lucas Pires; Vinícius, Camacho, Lucas Barbosa, Ricardo Goulart, Lucas Braga e Marcos Leonardo.
Uma de suas principais contratações, até aquele momento, tinha sido o meia Ricardo Goulart, que jogou muitos anos na China, e no começo de 2022 foi contratado pelo Santos.
Na Copa do Brasil o time santista, próximo adversário do Coritiba, passou para a terceira fase. Na primeira fase enfrentou o Salgueiro, de Pernambuco, e venceu com facilidade por 3 x 0, mas na segunda encarou o Fluminense do Piauí se classificando apenas nos pênaltis, empatando no jogo normal por 1 x 1, em um jogo que voltou a jogar mal.
O Santos também disputa a Copa Sulamericana e já jogou duas partidas, a primeira contra o Banfield, na Argentina, quando perdeu por 1 x 0, e nesta última quarta-feira mediu forças com a Universidad Católica, do Equador, na Vila Belmiro e acabou ganhando por 3 x 2, em um jogo em que começou ganhando, tomou a virada do time equatoriano e depois conseguiu virar novamente, conquistado a primeira vitória. Neste jogo, o time deu muitos espaços na intermediária ofensiva no primeiro tempo, mesmo sendo escalado com dois volantes (William Maranhão e Rodrigo Fernandez), que estavam mal tecnicamente, pois o time equatoriano chegava como queria na defesa santista. Ricardo Goulart também estava mal e não auxiliava os volantes, mas no segundo tempo, com as substituições que foram feitas, o time se portou melhor e acabou ganhando o jogo.
Neste jogo o time foi a campo com: João Paulo, Madson, Maicon, Eduardo Bauerman e Lucas Pires; Rodrigo Fernandez (Gabriel Pirani), Willian Maranhão (Vinícius Zanocelo) e Jhohan Julio (Lucas Barbosa) e Ricardo Goulart (Leo Batistão); Lucas Braga (Angelo) e Bryan Ângulo.
Pela primeira rodada do campeonato brasileiro de 2022, o Santos foi a Rio de Janeiro onde jogou com o Fluminense. O resultado foi o empate em 0 x 0 em um jogo que o time da Vila foi muito criticado devido à sua inoperância ofensiva, pois enquanto o Fluminense teve 23 chutes a gol, o Santos teve apenas três chutes no jogo inteiro. Para compensar, o sistema defensivo do time do Santos foi o que mais realizou desarmes entre todos os 20 times que jogaram a primeira rodada, num total de 31 desarmes.
Este ano, jogando na Vila Belmiro, o Santos disputou sete jogos, com três vitórias, dois empates e duas derrotas o que representa um aproveitamento de 52,4% dos pontos conquistados.
Os últimos reforços que foram incorporados à equipe praiana foram: Jhohan Julio, meia ofensivo de 24 anos que veio da LDU de Quito; Bryan Ângulo, atacante de 26 anos, equatoriano que estava no Cruz Azul do México, jogador de boa força física e finalização; o meia William Maranhão que estava no Bahia; o também meia Rodrigo Fernandez, jogador uruguaio de 26 anos que desde 2019 estava no Guarani do Paraguai; o conhecido zagueiro Maicon de 33 anos com passagem pelo São Paulo e que ultimamente jogou na Turquia e Arábia Saudita; e o lateral Auro, de 26 anos que estava disputando a liga americana pelo Toronto.
O técnico Fabian Bustos tem o costume de treinar mais de uma formação tática nos treinamentos que antecedem os jogos, e os atletas são avisados da formação ideal horas antes do jogo. Até agora, sob o comando do argentino, a equipe obteve duas vitórias, três empates e duas derrotas.
Agora, o Santos vira a chave novamente e encara o Coritiba pela segunda rodada do campeonato brasileiro de 2022, jogo que será realizado na Vila Belmiro, às 11h do próximo domingo. A equipe vai animada pela vitória conseguida na última quarta-feira pela Copa Sulamericana, respeitando o Coritiba, que venceu bem na primeira rodada.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)