
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Corinthians é um dos dois times brasileiros que ainda disputam três competições em 2023 (o outro é o São Paulo), ou seja, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sulamericana, portanto é normal que as atenções estejam muito divididas. Por exemplo, o Timão trata como prioridade a disputa da semifinal da Copa do Brasil contra o rival São Paulo, onde tem boas chances de passar para a final tendo em vista o resultado do primeiro confronto, onde ganhou por 2 x1 na Neo Química Arena.
A equipe também se classificou para as quartas de final da Copa Sulamericana, quando eliminou a equipe argentina do Newel´s Old Boys, e na próxima fase enfrenta outro adversário argentino, o Estudiantes de La Plata.
A fase do time é muito boa pois vem de uma sequência de 10 jogos invictos, contando com os três torneios que disputa.
No campeonato brasileiro da Série A o Corinthians está na 14ª colocação na tabela com 20 pontos ganhos e precisa de pontos para se afastar da ZR, mesmo assim o técnico Vanderlei Luxemburgo deve continuar com o rodízio de jogadores, alternando entre os mais experientes e os mais novos para este jogo com o Coritiba, no próximo domingo. Importante lembrar que na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto o Corinthians enfrenta o rival São Paulo no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil.
Alguns jogadores podem voltar a ficar à disposição do técnico Luxemburgo para a partida de domingo como o volante Gabriel Moscardo, recuperado de cirurgia de apendicite, o atacante Gustavo Mosquito que não joga desde outubro de 2022 devido à lesão no joelho. Renato Augusto que foi poupado no jogo em Rosário na Argentina, deve ganhar alguns minutos contra o Coritiba, mas a prioridade, segundo o técnico, para este jogador é o jogo da Copa do Brasil. O meia Matias Rojas, recém-contratado, mas que sofreu um trauma no tornozelo, também voltou a ser relacionado e o zagueiro Lucas Veríssimo, que está há um ano sem jogar (cirurgia no joelho), treinou nesta semana e pode ficar à disposição.
O provável time que enfrentará o Coritiba no domingo deve ter a seguinte formação: Cássio, Fágner, Gil, Murilo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon e Renato Augusto; Wesley, Adson e Yuri Alberto.
O Coritiba não ganha do Corinthians em São Paulo há 20 anos. A última vitória do Coxa sobre o Timão em solo paulista foi em 2003 quando ganhou por 1 x 0, gol marcado pelo atacante Marcel. O time era comandado pelo técnico Paulo Bonamigo. Aliás, esta foi somente a segunda vitória do Coxa sobre o Corinthians jogando em São Paulo, a outra foi no longínquo ano de 1971 quando venceu por 3 x 2. Na série A de 2022, jogando na Neo Química Arena, o Coritiba foi derrotado por 3 x 1. O gol alviverde foi marcado pelo zagueiro Luciano Castan.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)