
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Corinthians vem para Curitiba em busca de pontos que lhe garantam chegar à vice-liderança do campeonato brasileiro da série A de 2022. A equipe tem 64 pontos ganhos e ocupa a 4ª colocação na tabela, atrás de Palmeiras, já campeão, Internacional, com 67 pontos e o Fluminense com os mesmos 64 pontos, mas a equipe carioca ganha nos critérios de desempate pois tem uma vitória a mais. Com essa pontuação, o Corinthians já se garantiu na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023, um dos grandes objetivos da equipe, uma vez que o título não foi possível conseguir.
Para a partida contra o Coritiba, o técnico português Vitor Pereira tem alguns desfalques importantes, principalmente nas laterais, já que Fágner e Fábio Santos receberam o terceiro cartão amarelo na última partida do Timão contra o Ceará e estão suspensos. O problema maior está na lateral esquerda, porque o outro lateral esquerdo disponível, Lucas Piton, sentiu uma fisgada na coxa logo no início do jogo com o Ceará e pode não reunir condições para o jogo. Os outros desfalques são os atacantes Gustavo Silva, que rompeu ligamento cruzado do joelho direito e vai passar por cirurgia, e Adson que se recupera de uma cirurgia de apendicite.
Para a lateral direita, Vítor Pereira deve optar pelo uruguaio Bruno Mendez, que já atuou improvisado por ali, e para a lateral esquerda a opção será Bruno Melo. O zagueiro Gil e o meia Renato Augusto podem ganhar um descanso por parte do técnico Vítor Pereira, portanto, provavelmente não devem enfrentar o Coritiba.
A provável escalação da equipe para enfrentar o Coxa nesta quarta-feira será a seguinte: Cassio; Bruno Méndez, Balbuena (Robert Renan), Raul Gustavo e Bruno Melo; Fausto Vera, Du Queiroz e Giuliano; Roger Guedes, Matheus Vital e Yuri Alberto.
Esta pode ser uma das últimas partidas de Vítor Pereira à frente do Corinthians, visto que ainda não renovou seu contrato, principalmente devido à problemas familiares em Portugal que estão forçando o técnico a voltar para seu país de origem. O técnico argentino Vojvoda, do Fortaleza está entre os preferidos da diretoria corintiana, caso Vítor Pereira não possa renovar.
O Corinthians já está se programando para 2023 e existem especulações sobre o interesse, entre outros, nas contratações dos jogadores David Terans (A. paranaense) e Pedro Raul (Goiás).
Coritiba e Corithians já se enfrentaram em 27 jogos no Couto Pereira, e existe um certo equilíbrio, com 10 vitórias do Coxa, 8 empates e 9 derrotas. No último jogo realizado em Curitiba o Corinthians acabou levando vantagem, vencendo por 1 x 0, em jogo válido pela série A de 2020.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)