
Matemática da Bola
Por: Ricardo Honório
Após vencer o Bragantino por 2x1, no Couto Pereira, o Coritiba viu suas chances de se manter na primeira divisão aumentarem para 83,6%. No início da rodada, o time alviverde tinha 52% de chances de permanência. A informação é do UFMG.
Além de conquistar os três pontos contra o time paulista, o Coritiba foi beneficiado pelo fato dos seus concorrentes diretos não terem vencido na rodada. O Ceará e o Atlético/GO empataram com Atlético/MG e Palmeiras, respectivamente. E Avaí e Cuiabá foram derrotados por Fortaleza e Flamengo, respectivamente.
Com 34 pontos e um jogo a menos que seus adversários diretos, o Coritiba precisa de mais 10 pontos dos 24 que tem pela frente para garantir matematicamente a permanência. Segundo os estudos da UFMG, o risco de um clube cair com 44 pontos é de apenas 4%. Ou seja, o time alviverde precisa de um aproveitamento de 41,6% nos jogos que restam para se garantir na elite do futebol brasileiro. Depois que Guto Ferreira assumiu o Coritiba, o aproveitamento é de 50%, com quatro vitórias e quatro derrotas em oito jogos. Porém, com os resultados que vem acontecendo, a tendência é que com 41 pontos seja suficiente para permanecer na primeira divisão.
O Juventude, com 99,98%, está praticamente com os dois pés na Série B. Só um milagre livra o time gaúcho do rebaixamento. Ele está seguido por Avaí com 93%, Atlético/GO com 84,5% e Cuiabá com 68,6%. O Ceará, com 33,5%, aparece ainda antes do Coritiba.
Para conquistar no mínimo 10 dos 27 pontos que ainda tem para disputar, o Coritiba terá três jogos em casa (Internacional, Flamengo e Corinthians) e cinco fora (Athletico/PR, São Paulo, Fortaleza, Juventude e Cuiabá).
Confira os confrontos da próxima rodada que envolvem equipes que brigam para fugir do rebaixamento:
Athletico/PR x Coritiba
Ceará x Cuiabá
Juventude x Atlético/GO
Avaí x Fluminense
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)