

Pós-Jogo
Por: Ricardo Honório
Jogando no Mineirão, o Coritiba foi gigante e conquistou uma grande vitória ao bater o Cruzeiro de virada por 2 a 1, com gols de Lavega e Breno Lopes, em uma noite de atuação madura e competitiva da equipe alviverde.
O Verdão entrou em campo com Breno Lopes no lugar de Josué, contrariando as expectativas de quem aguardava uma postura mais defensiva desde o início. E, embora o Cruzeiro tenha tomado a iniciativa da partida e desperdiçado uma grande chance com Kaio Jorge logo no primeiro minuto, o Coritiba mostrava qualidade no toque de bola e buscava incomodar o adversário.
Com Lavega pela direita, Lucas Ronier centralizado e Breno Lopes pela esquerda, o Coritiba tentava levar perigo ao gol de Cássio, mas encontrava dificuldades diante do bom controle do meio-campo da equipe mineira, especialmente com Gerson e Matheus Pereira. Foi justamente o camisa 10 do Cruzeiro quem abriu o placar, aos 18 minutos, ao receber pela direita, cortar Willian Oliveira e finalizar com categoria, sem chances para Pedro Morisco.
O gol animou o time da casa, que passou a controlar a partida, explorando as dificuldades defensivas do meio-campo alviverde, sobretudo na marcação de Willian Oliveira. O Cruzeiro concentrou seus ataques pelo lado direito, aproveitando a lentidão de Tinga, mas a dupla Maicon e Tiago Cóser se mostrava segura e cortava as investidas.
Quando o primeiro tempo se encaminhava para o fim, o Coritiba chegou ao empate com Lavega, em uma linda jogada. Seba Gómez fez um belo lançamento, Bruno Melo cruzou com precisão e o uruguaio apareceu como centroavante para empurrar para o fundo das redes.
O gol fez justiça ao que o Coritiba apresentava em campo, com destaque para a solidez da zaga e para o trio ofensivo formado por Lucas Ronier, Lavega e Breno Lopes.
No segundo tempo, o Verdão voltou sem Seba Gómez, que sentiu a coxa ainda no intervalo. Vini Paulista entrou em seu lugar. E o Coritiba voltou melhor.
Aos 7 minutos, Pedro Morisco repôs a bola com um lançamento perfeito, Lucas Ronier dominou com extrema categoria e deixou Breno Lopes cara a cara com Cássio. O atacante tirou do goleiro e empurrou para o gol vazio, virando o placar em mais um belo gol alviverde.
Bem postado em campo, o Coritiba ainda teve a chance de ampliar aos 18 minutos, novamente com Breno Lopes, que finalizou para fora. Defensivamente organizado, o time sofria pouco e voltou a levar perigo em rápidos contra-ataques, desperdiçando outra boa oportunidade com Vini Paulista.
Após sair atrás no placar, o Verdão mostrou personalidade, virou o jogo e resistiu bravamente até o apito final, conquistando uma vitória gigantesca contra um dos favoritos ao título, em uma atuação que orgulhou o torcedor coxa-branca e evidenciou a alma guerreira da equipe.
O Coritiba volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, quando enfrenta a Chapecoense, em Chapecó. Antes disso, no domingo, o Verdão decide sua vida no Campeonato Paranaense no jogo da volta das quartas de final contra o Cianorte.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 1 x 2 Coritiba
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 05/02/2026
Horário: 21h30
Transmissão: Sportv e Premiere
Pós-Jogo COXAnautas: 23h30
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Jr. (PE)
Gols: Matheus Pereira (18 do 1t), Lavega (44 do 1t); Breno Lopes (7 do 2t)
Cruzeiro: Cássio; William (Fágner), Fabrício Bruno, João Marcelo e Kaiki (Kauã Prates); Lucas Romero (Matheus Henrique), Christian, Gerson e Matheus Pereira; Arroyo (Wanderson) e Kaio Jorge.
Técnico: Tite
Coritiba: Pedro Morisco, Tinga, Tiago Cóser (Jacy), Maicon (Thiago Santos) e Bruno Melo; Willian Oliveira, Seba Gómez (Vini Paulista) e Lucas Ronier; Breno Lopes (Keno), Pedro Rocha e Lavega (Fernando Sobral).
Técnico: Fernando Seabra
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)