Estatísticas da Série B
Por: Ricardo Honório
As chances do Coritiba conquistar o acesso à Série A subiram para 87% após a vitória sobre o Novorizontino, fora de casa. O levantamento da UFMG coloca o Coxa como principal candidato à vaga, à frente de Goiás (80,7%), Chapecoense (59,4%) e Novorizontino (38,7%). Como curiosidade, o Atlético do Paraná aparece com apenas 2,4%.
Quando o assunto é título, o Coritiba também lidera as projeções, com 38,4% de chances. O Goiás vem logo atrás (30,1%), seguido por Chapecoense (13%) e Novorizontino (5%).
De acordo com os cálculos, a pontuação estimada atual para garantir o acesso é de 68 pontos. Para atingi-la, o Coxa precisa somar mais 26 pontos nos 16 jogos restantes, o que equivale a 54,1% de aproveitamento. Porém, a tendência é que com 63 pontos já seja possível assegurar pelo menos a quarta vaga, o que faria o Verdão precisar de apenas 21 pontos dos 48 que tem para disputar.
Atualmente com 42 pontos, o Coritiba terá pela frente nove jogos no Couto Pereira e sete fora de casa. Fora de seus domínios, o Verdão é o melhor visitante da competição, com 21 pontos em 12 partidas. O desafio maior está em casa: são três jogos sem vitória no Couto, onde o time ocupa apenas a 9ª melhor campanha, com 21 pontos em 10 jogos.
No próximo sábado, contra o Remo, o Coxa terá uma oportunidade de ouro para reagir diante de sua torcida. Além de encerrar a sequência negativa no Couto, pode ampliar de 8 para 11 pontos a vantagem sobre o próprio Remo, atual 5º colocado e primeiro fora do G4. Uma vitória pode significar um passo decisivo rumo à volta para a Série A.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)