
PÓS-JOGO
O Coritiba venceu e convenceu. Com direito ao show de bola e da torcida, que levou quase 13 mil pessoas ao Couto Pereira numa sexta à noite, o Coxa fez 5x1 no América-RN e assumiu a liderança da Série B, com 26 pontos. No sábado, com o complemento da rodada, Avaí e Náutico podem subir na tabela. A vitória do Cori veio naturalmente, devido ao forte ritmo imposto pelo Alviverde. Os gols do Coxa foram marcados por Anderson Gomes (3), Jefferson e Jackson. Na próxima rodada, o Verdão enfrentará o Paysandu, também no Alto da Glória.
Com a goleada sobre o time rubro de Natal, que trouxe sua torcida ao Couto, o Coritiba alcançou mais duas marcas vitoriosas: vinte jogos invictos e a ótima marca ofensiva de 28 gols na competição, que torna o Coxa o time que mais balançou as redes adversárias na Série B.
O Coxa entrou em campo num ritmo muito forte, trocando bons passes e jogando pelos lados do campo.
Aos 7, primeira ação mais forte do Verdão. Paulo Miranda cobrou uma falta, na cabeça de Índio, mas a bola foi para fora. Um minuto depois, o troco do Mecão: Tiago, ex-Coritiba, arriscou, mas a zaga Coxa-Branca cortou.
Aos 10 minutos, Jackson arrisca o chute e a bola sai pela linha de fundo. Dois minutos, Coxa no ataque. Ricardinho faz boa jogada pela esquerda, finta a zaga e entra em diagonal, pelo meio do campo, para chutar forte, no ângulo, para um ótima defesa do goleiro, que tira a bola para escanteio.
Aos 18 minutos, falta para o Verdão. Ricardinho cobra bem, mas o goleiro Fabiano defende, salvando o time visitante.
Melhor em campo, o gol coritibano não demoraria a sair. Aos 22 minutos, quando o Verdão dominava as ações da partida. Luís Paulo faz um bom lançamento para Anderson Gomes, que invade a área e é derrubado com falta. O próprio Anderson Gomes cobrou e fez: Coxa 1x0.
Seis minutos depois, o time rubro empatou: vacilo da zaga Coxa e Du chuta de fora da área, no canto, sem defesa para Artur.
Com o empate no placar, o Cori procurou ampliar o ritmo do jogo, trocando passes em velocidade para conseguir furar o bloqueio da defesa potiguar. Aos 32 minutos, novo lance individual de Anderson Gomes finta os zagueiros e chuta com estilo, indefensável para o bom goleiro do Mecão: um golaço! Coxa 2x1, para a festa da torcida Coxa-Branca, que empurrava o time ao ataque.
Com a vantagem, o Coxa conseguiu aumentar o ritmo do seu jogo, com Luís Paulo e Ricardinho aparecendo bem pelos lados do campo. Quem também aparecia bem na partida era o meia Caio, que se movimentou bem, trocando bons passes com os dois atacantes do Alviverde.
Aos 47 minutos, Jackson faria o terceiro gol do Cori, depois de um ótimo passe de Jefferson: Coxa 3x1.
No segundo tempo, o Cori logo mostrou que estava numa noite inspirada. Ao ritmo da galera, que não parava de cantar, o time sufocou o América, obrigando o goleiro do time do Rio Grande do Norte a aparecer muito bem na partida.
Em alta velocidade, o Coxa incendiou a sua torcida. Trocando passes pelos dois lados do gramado, os laterais criavam boas oportunidades. Logo a 3 minutos, Ricardinho cruza, para ótima defesa do goleiro, que toca na bola e evita o gol. Jefferson chega um pouco atrasado e não consegue finalizar para a meta do América.
Coxa no ataque e a defesa afasta pela linha de fundo. Paulo Miranda cobra bem o escanteio, na cabeça de Anderson Gomes, mas a bola sai pela linha de fundo.
Dominando o jogo, logo o Cori ampliaria. O quarto gol Coxa-Branca saiu dos pés de Jefferson, depois de um cruzamento certeiro de Ricardinho: Coxa 4x1, com doze minutos do tempo complementar.
Em um ótima jogada individual, Jefferson quase faz um golaço, ao tentar aproveitar um vacilo do goleiro, que estava adiantado, mas a bola sai, raspando a trave.
O Coxa domina a partida e sofre uma nova penalidade, assinalada pelo árbitro catarinense, que voltou atrás após consultar o assistente que corria pela Mauá e que marcara impedimento de Anderson Gomes.
Em noite impecável, Anderson Gomes fez uma bela jogada com Peruíbe, pelo lado esquerdo do campo, ao fintar três defensores em curto espaço de campo. Peruíbe entrou no tempo final, substituindo Márcio Egídio.
A entrada de Peruíbe melhorou o desempenho Coxa-Branca, já que ele atua mais avançado, como segundo volante.
O quinto gol alviverde sairia dos pés de Anderson Gomes. O atacante recebeu ótimo passe de Luís Paulo, entrou na área e fuzilou, para explosão de alegria dos quase 13 mil torcedores presentes no Couto Pereira: Coxa 5x1, com direito a "Olé!" por parte da torcida.
Bonamigo mexeu no time, criando oportunidades para Guilherme (meia) e William, que voltou a jogar uma partida após quase quatro meses ausente dos campos. E William quase fez o seu gol, mas a bola caprichosamente não entrou.
A principal oportunidade do time potiguar no tempo final saiu da cabeça de um dos zagueiros, que aproveitou um lance quase na pequena área para fuzilar a meta de Artur, que fez um verdadeiro milagre, evitando o gol do América.
Ao final, os jogadores foram novamente de encontro à torcida Coxa-Branca, agradecendo o apoio vindo das arquibancadas, numa noite em que o Coxa teve uma atuação de gala e merecidamente alcançou a liderança.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)