
AVALIAÇÃO
Por Marcelo Algauer de Almeida - COXAnautas
O O Coritiba empatou sem gols, com a equipe do P. Clube na tarde de hoje, no estádio Couto Pereira. A partida foi marcada por dois tempos distintos, o primeiro truncado sem situações efetivas de gol, graças ao posicionamento extremamente defensivo por parte da equipe paranista. Na segunda etapa, o jogo tornou-se mais franco, com ambas as equipes buscando a vitória até o final da partida, entretanto, os erros de passes e falta de inspiração dos atacantes, resultou no placar final fechado.
O Coritiba entrou em campo com a seguinte formação: Edson Bastos, Fabinho Capixaba, Cleiton, Jeci, Pereira e Triguinho; Leandro Donizete, Leo Gago, e Rafinha; Enrico e Leonardo
Primeiro tempo
A partida começa com o Coritiba marcando a saída de bola, já o P. Clube posicionado com uma postura nitidamente defensiva.
Jeci, chuta forte de fora de área, a bola passa sobre a trave do goleiro Juninho, aos 5’.
Apesar do amplo domínio do Coritiba, o adversário posiciona-se bem postado no sistema defensivo, o que causa dificuldade as ações ofensivas próxima a grande área. Os laterais Fabinho e Triguinho, passaram a atuar também pelo meio, proporcionando espaços para o apoio de Jeci e Cleiton pelos lados do campo.
A exposição do sistema defensivo, aventurando-se ao ataque, proporciona o primeiro contra ataque paranista aos 10’, Pereira comete falta e recebe o cartão amarelo.
Passados 15’, o panorama da partida é o Coritiba tocando com facilidade no campo adversário, mas com muita dificuldade para “furar”a retranca armada pelo técnico paranista, Roberto Cavalo.
Aos 22’, o P. Clube tem uma falta perigosa próxima a área Alviverde, Henrique cobra colocado, entretanto a bola sai a esquerda do goleiro Edson Bastos.
Aos 27, após o cobrança de escanteio, Pereira “ensaia” uma meia bicicleta, a bola vai para fora.
O P. Clube responde aos 28’, Rodrigo Pimpão rouba bola no campo de ataque, toca para Henrique que finaliza longe de gol.
O zagueiro Pereira, tenta novamente de cabeça, aos 29’, após cobrança de escanteio, a bola passa por cima do gol.
O zagueiro Pereira, após cabecear, sente contusão e solicita substituição imediatamente. O técnico Ney Franco promove a primeira alteração com a entrada de Lucas Mendes.
O P. Clube, ataca com velocidade pelo lado direito, Rodrigo Pimpão cruza em direção de Anderson, Fabinho Capixaba faz corte providencial para linha de fundo, aos 32’.
Passados 35’, o P. Clube tenta equilibrar as ações ofensivas, mas ainda de forma muito discreta. O Alviverde, continua com muita dificuldade em atuar contra um adversário que marca muito forte e de forma individual seus principais jogadores de criação e ataque. No posicionamento defensivo, o Coxa reduz a pressão na saída de bola, permitindo que o adversário tenha mais espaços na transição entre defesa e ataque.
Aos 43’, Luis Camargo finaliza nas mãos de Edson Bastos, após boa triangulação do ataque paranista.
Após sucessivos escanteios, Jeci cabeceia aos 39’, quase abre o placar da partida.
Aos 47’, Paulo César de Oliveira, encerra o truncado primeiro tempo.
Segundo tempo
O Coritiba retorna para a segundo tempo com a mesma formação que encerrou a primeira etapa.
Rafinha recebe um passe maravilhoso de Leonardo, segue em direção ao goleiro Juninho que “abafa” o chute e evita aquele que seria o primeiro gol Alviverde, aos 3’.
O técnico Ney Franco promove a segunda substuição aos 9’, Fabinho Capixaba deixa o campo para a entrada de Marcos Aurélio. Com a alteração, Rafinha passa a atuar na lateral direita, com Enrico deslocado para a meia esquerda.
Aos 10’, Marcos Aurélio, cobra falta de média distância, Juninho faz tranquila defesa.
O Coritiba chega com perigo aos 13’, Lucas Mendes faz bom cruzamento para Marcos Aurélio, que tenta finalização, a defesa faz a proteção para saída do goleiro Juninho.
Aos 15’, Enrico recebe um bom passe de Marcos Aurélio, ficando “na cara do gol”, o goleiro Juninho fez excepcional defesa, na melhor oportunidade da partida.
O Coritiba ganha em ofensividade com a entrada de Marcos Aurélio, a equipe começa a transformar em chances de gol, o amplo domínio da partida.
Passados 25’, o jogo passa a ter um certo equilíbrio, ao contrário da primeira etapa, a equipe paranista passa a atacar com mais perigo, principalmente em situações de contra ataque. O Coritiba continua com dificuldades em furar o forte esquema de marcação próximo a grande área do P. Clube, insistindo na triangulação pelo meio, atacando pouco pelas laterais do campo.
Aos 29’, o técnico Ney Franco promove a terceira e última substituição, Triguinho deixa o gramado para a entrada de Tcheco.
O P. Clube, chega com muito perigo com Kelvin, aos 30’, a bola passa muito perto da trave esquerda de Edson Bastos. O Coxa responde em rápido contra ataque, Enrico tenta cruzamento e quase surpreende o goleiro Juninho, que faz boa defesa, aos 32’.
Aos 33’, Cleiton recebe cartão amarelo.
O atacante paranista, Rodrigo Pimpão, é expulso aos 42’, após falta violenta em Leandro Donizete.
Rafinha dribla o zagueiro, chuta de longa distancia, o goleiro Juninho faz tranquila defesa, aos 45’.
Aos 46’, o Alviverde tem uma falta perigosa próximo da área tricolor, infelizmente, Tcheco cobra em cima da barreira, desperdiçando uma excelente oportunidade no final da partida.
A arbitragem encerra a partida aos 49’.
O Coritiba, apesar do empate, segue na liderança isolada da competição com 60 pontos, aproximando-se ainda mais do retorno a elite do futebol brasileiro. O Coxa volta a campo no próximo sábado, dia 30/10, às 17:00, frente ao São Caetano/SP, no Estádio Anacleto Campanella, na cidade de São Caetano do Sul/SP.
Destaque Positivo: Em geral, nenhum atleta obteve destaque em relação aos demais atletas, apenas menção honrosa ao zagueiro Jeci, que foi preciso em duas situações de contra ataque, como último homem, evitando uma situação clara de gol ao adversário.
Destaque Negativo: O ataque Alviverde, em geral, errando excessivamente passes durante toda a partida, deixando de construir várias situações de perigo devido a esse erro de fundamento básico.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)