
ESTATÍSTICAS
Por Leonardo Ribas Lovo - COXAnautas
Vindo de duas derrotas seguidas - uma de goleada, e outra para os juniores de um time que não vencia havia sete rodadas - e ainda lutando contra o rebaixamento faltando duas rodadas para o fim da competição, o Coritiba pode ter traduzido em números seu rendimento no Brasileirão 2012.
A tabela o mostra como o segundo time que menos empatou nas 36 rodadas disputadas: seis vezes, uma a mais que o São Paulo. Os paulistas, porém, aproveitaram melhor os demais jogos para conquistarem muito mais vitórias que derrotas, ao contrário do Alviverde.
O lado positivo fica por conta de aspectos como o critério de desempate para fins de colocação final no campeonato. Exemplo disso seria o caso de o Sport vencer suas duas partidas e o Coxa empatar um de seus dois jogos. Ambos ficariam com 46 pontos, mas os paranaenses se salvariam pelo maior número de vitórias.
As 17 derrotas - uma a mais que o próprio Sport -, por outro lado, mostram o motivo maior de preocupação. Com esses resultados, e a terceira pior defesa da competição (à frente apenas dos já rebaixados Atlético/GO e Figueirense), o Coritiba é um paciente que inspira cuidados, já que o resultado mínimo de que precisa é justamente o que menos ocorreu até agora: um empate.
Vale lembrar que o Alviverde pega o Cruzeiro fora de casa e o Figueirense no Couto Pereira. Além do empate, obviamente pelo menos uma vitória em qualquer dos dois jogos salva o Coxa por suas próprias forças. Qualquer resultado do Sport que não seja de vitória nas duas próximas rodadas, ou mesmo um empate da Portuguesa, ainda que vença o outro jogo, também permitem à torcida coritibana respirar aliviada e apenas esperar por um 2013 mais tranquilo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)