
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
Para colocar os dois pés na Série A, o Coritiba entra em campo neste domingo para enfrentar o Paysandu, em jogo válido pela antepenúltima rodada da Série B. A bola rola a partir das 20h30 no estádio da Curuzu, em Belém (PA).
Este jogo pode confirmar definitivamente o retorno do Coritiba à elite do futebol brasileiro. Para que a matemática feche, o Verdão precisa vencer a equipe paraense e torcer para que o Criciúma, jogando em casa, não vença o Atlético-GO. Se isso acontecer, o acesso estará confirmado.
O duelo contra o Paysandu é cercado por uma curiosidade fora dos gramados. Insatisfeita com o rebaixamento à Série C, parte da torcida do Papão fez campanha nas redes sociais pedindo para que o time “entregue” o jogo ao Coritiba, numa tentativa de prejudicar o rival Remo, que ainda sonha — mesmo que remotamente — com o título.
Mas dentro de campo a história é diferente. Mesmo já rebaixado e com vários desfalques, o Paysandu deve lutar até o fim. Os jogadores que entrarem em campo buscarão mostrar serviço e garantir espaço no mercado para 2026, seja no próprio clube ou em outro. O Coritiba, no entanto, precisa se manter alheio a tudo isso e fazer o seu papel: vencer. É hora de confirmar que a regularidade mostrada durante toda a Série B não foi por acaso, mas fruto de um trabalho sólido e de um grupo comprometido com o acesso.
Para esta partida, o técnico Mozart não poderá contar com o atacante Lucas Ronier, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e com Rodrigo Rodrigues, que sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior e só deve voltar aos gramados no segundo semestre de 2026.
Por outro lado, o treinador terá os retornos de Maicon, Seba Gómez e Dellatorre, que cumpriram suspensão na última rodada.
A principal dúvida está no setor ofensivo: Clayson e Everaldo disputam a vaga de Ronier, com leve vantagem para Clayson, por possuir características táticas mais próximas às do titular.
Mais do que um jogo, este domingo representa a coroação de uma caminhada de superação, trabalho e união. O acesso está próximo — e seria mais do que merecido para o técnico Mozart e este grupo de jogadores, que mostraram empenho, respeito e dedicação à camisa do Coritiba durante toda a competição.
A nação coxa-branca acredita.
Falta pouco.
Vamos juntos, Coritiba! Rumo à Série A!
Confira aqui todos os detalhes deste jogão na live de Pré-Jogo do COXAnautas.
FICHA TÉCNICA
Paysandu x Coritiba
Local: Estádio da Curuzu, em Belém/PA
Data:09/11/2025
Horário: 20h30
Transmissão: Disney +, ESPN 4, Desimpedidos, SportyNet
Vem Coritiba: 19h30
Pós-Jogo COXAnautas:22h30
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Paysandu: Matheus Nogueira, Pedro Gonçalves, Lucca Carvalho, Yeferson Quintana e Reverson; Carlos Eduardo, André Lima e Anderson Leite; Wendel, Marlon e Vinni Faria.
Técnico: Ignácio Neto
Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Wallisson, Seba Gómez e Josué; Iury Castilho, Dellatorre e Clayson (Everaldo).
Técnico: Mozart
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)