
Pré-Jogo
Duelo de gigantes no Rio de Janeiro
Por: Ricardo Honório
O Coritiba enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, às 16:30hs, em São Januário, em jogo válido pela 30ª rodada da Série B. A partida marca o duelo de dois campeões brasileiros que se encontram em momentos e posições diferentes na tabela de classificação. Com ingressos a preços populares, a tendência é que a capacidade colocada à venda seja esgotada e o dono da casa tenha um grande apoio de sua torcida.
Enquanto a equipe alviverde se encontra na primeira posição no campeonato, com grandes possibilidades de voltar à primeira divisão, o Vasco da Gama aposta suas últimas fichas nesta partida. Na oitava colocação, com cinco pontos atrás do quinto colocado, o time carioca não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória, para continuar pensando em acesso.
Mas, apesar de ainda liderar a competição, o Coritiba vem de três partidas sem vitórias e uma sequência de apresentações ruins, que têm feito o torcedor alviverde questionar a titularidade de alguns jogadores e a demora do técnico Gustavo Morínigo em mexer na equipe durante os jogos. Assim, uma boa jornada em São Januário é fundamental para que o time reencontre o caminho do bom campeonato que vinha fazendo e possa trilhar o caminho do acesso com mais tranquilidade.
O técnico Gustavo Morínigo poderá contar com um retorno importante para esta partida. Fora de combate desde o jogo contra o Confiança, coincidentemente o primeiro dos últimos três em que o Coritiba não conseguiu vencer, o atacante Waguininho está recuperado de uma lesão muscular e volta a ficar à disposição. Vice-artilheiro do time na temporada, o atacante é um grande reforço na tentativa de o time voltar ao caminho das vitórias. Porém, a sua entrada como titular ainda não é certa, podendo ficar como opção no banco de reservas, com a manutenção de Rafinha na equipe titular.
Outra dúvida está no meio-campo. O volante Val, que pouco treinou durante a semana devido a dores musculares, viajou ao Rio de Janeiro, mas não tem presença garantida na partida. Como o volante Matheus Sales, entregue ao Departamento Médico, não foi relacionado, caso Val não possa atuar, quem deverá entrar em seu lugar será Gustavo Bochecha. Sem agradar desde que chegou ao Coritiba, Bochecha pode ter uma ótima oportunidade de provar que a sua contratação foi um acerto da diretoria.
Mas, caso a presença de Val venha a ser confirmada, isso pode ser um grande trunfo do Coritiba na partida, principalmente porque o Vasco, com Marquinhos Gabriel e Nenê na meia-cancha, não tem muito poder de marcação no setor, possibilitando assim que o volante alviverde possa achar espaço para encaixar um de seus arremates, o que tem sido uma das principais armas do time alviverde na competição.
Vindo de uma derrota para o Sampaio Corrêa, o Vasco aposta todas as suas fichas na partida contra o Coritiba. O técnico Fernando Diniz, que assumiu o time após a demissão de Marcelo Cabo, tem enfatizado a importância do confronto contra o líder do campeonato para as pretensões vascaínas de ainda continuar sonhando com o acesso.
O volante Andrey, entregue ao Departamento Médico, continuará desfalcando a equipe carioca.
A grande aposta do time vascaíno é na dupla de veteranos German Cano e Nenê. Desde que voltou ao Vasco, o meia que estava no Fluminense vem sendo um dos principais destaques do time. Nem o pênalti perdido no último minuto do jogo contra o Sampaio Corrêa tira a esperança do torcedor de que Nenê pode liderar o Vasco na briga por uma das quatro vagas à Série A.
Ficha técnica
Vasco x Coritiba
30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
16/10/2021 – 16:30hs
Estádio São Januário, Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva/GO
Assistente 2: Bruno Raphael Pires/GO
Vasco da Gama: Vanderlei, Zeca, Ricardo Graça, Leandro Castan e Riquelme; Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel e Nenê; Gabriel Pec, German Cano e Morato.
Técnico: Fernando Diniz
Coritiba: Wilson, Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; William Farias, Val (Gustavo Bochecha) e Robinho; Waguininho (Rafinha), Léo Gamalho e Igor Paixão.
Técnico: Gustavo Morínigo
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)