Pós-Jogo
Por: Ricardo Honório
Jogando no Couto Pereira, o Coritiba sofreu uma dura goleada por 5x2 diante do Paysandu, em uma noite desastrosa da defesa alviverde. O resultado custou ao Coxa a liderança da Série B e encerrou a sequência de seis jogos sem sofrer gols.
A equipe entrou em campo com diversas mudanças em relação à partida anterior. Sem Maicon, Mozart optou por Guilherme Aquino ao lado de Jacy na zaga. Bruno Melo, Filipe Machado e Lucas Ronier também retornaram ao time titular após cumprirem suspensão automática contra o CRB.
Com a vitória do Goiás sobre o Cuiabá, o Coritiba precisava vencer para retomar a liderança da competição. E o início da partida foi promissor: com menos de cinco minutos, o time já havia criado três boas oportunidades, incluindo um gol inacreditavelmente perdido por Josué — que acabou sendo anulado por impedimento.
Aos 16, Delatorre balançou as redes após assistência de cabeça de Iury Castilho, mas o VAR apontou impedimento e o gol foi anulado. O gol, no entanto, parecia questão de tempo. E ele veio aos 25, em cobrança de falta de Josué. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Gabriel Mesquita.
A resposta do Paysandu foi imediata. Um minuto depois, Filipe Machado falhou e Maurício Garcez aproveitou para empatar, quebrando a invencibilidade defensiva do Coxa. Pouco depois, Iury Castilho sentiu uma lesão na coxa e foi substituído por Clayson.
A virada veio aos 30, com Diogo Oliveira, de cabeça, após cobrança de falta pela esquerda. A “lei do ex” castigava o Coritiba duas vezes, já que tanto Gabriel Mesquita quanto Diogo vestiram a camisa alviverde.
O Coxa tentou reagir, e Lucas Ronier quase marcou, mas parou em grande defesa de Gabriel Mesquita. Aos 43, o castigo aumentou: em jogada semelhante à do segundo gol, Diogo Oliveira novamente venceu Guilherme Aquino pelo alto e marcou o terceiro gol do Papão.
O primeiro tempo terminou sob vaias da torcida, inconformada com a atuação da equipe.
Na volta do intervalo, o Coritiba tentou reagir. Logo no início, a bola bateu na mão de um defensor adversário dentro da área. O árbitro inicialmente não marcou pênalti, mas foi chamado pelo VAR e confirmou a penalidade. Josué cobrou com categoria, anotando seu segundo gol na partida e diminuindo o placar.
Mozart então promoveu a entrada de Carlos De Pena no lugar de Seba Gómez, buscando mais intensidade ofensiva. No entanto, aos 22 minutos, Bruno Melo cometeu pênalti ao tocar com a mão na bola dentro da área. Marlon cobrou e ampliou para o Paysandu: 4x2.
Com o placar adverso, o técnico do Coritiba lançou o time ao ataque, deixando Josué como único volante e colocando Coutinho e Dellatorre na frente. A estratégia expôs a equipe ao contra-ataque — e o castigo veio rápido.
Em jogada pelo lado esquerdo, Maurício Garcez avançou com liberdade, driblou Clayson e Jacy e marcou um golaço, fechando a goleada: 5x2.
Com o resultado, o Coritiba perde a liderança e termina a rodada na segunda colocação da Série B. O próximo compromisso será na terça-feira, contra o Athletic, fora de casa.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)