
Líder do campeonato
Por: Ricardo Honório
O Coritiba fez uma campanha muito sólida no primeiro turno da Série B. Apenas o Náutico, atualmente em sexto e em queda vertiginosa na competição, ficou mais tempo no G4 que a equipe comandada por Gustavo Morínigo. Ao todo, o Coritiba frequentou o G4 em 15 das 19 rodadas disputadas na primeira metade da competição.
Ao iniciar o campeonato vencendo o Avaí por 2x0 dentro do Couto Pereira, o Coritiba finalizou a primeira rodada da Série B na terceira colocação. Porém, na rodada seguinte caiu para a nona colocação ao ser derrotado pelo Botafogo por 2x0, em uma partida que o time foi extremamente prejudicado pela arbitragem.
Na rodada seguinte um empate em casa contra o Londrina por 1x1, com o time sendo mais uma vez prejudicado pela arbitragem, ao não ter um pênalti assinalado no final da partida. Com o adiamento do jogo contra o Brusque pela 4ª rodada, o clube estacionava na oitava colocação da tabela.
Naquele momento o Coritiba vivia momentos conturbados e o técnico Gustavo Morínigo vinha sendo pressionado, principalmente pela apatia da equipe nos confrontos contra o Flamengo pela Copa do Brasil.
Mas foi a partir da 5ª rodada que tudo começou a mudar. O Coritiba iria jogar em Goiânia contra o Vila Nova, e qualquer resultado que não fosse a vitória poderia causar a demissão de Morínigo. Uma vitória suada sobre o Vila Nova por 1x0, e as coisas começaram a clarear no Alto da Glória.
Na 6 ª rodada, enfim, o Coritiba assumia o seu lugar no G4 para não sair mais. O apertado 1x0 contra o Vitória no Couto Pereira levou o time alviverde a assumir a quarta colocação na Série B, voltando ao G4 após cinco rodadas e quatro jogos disputados.
No jogo seguinte, uma vitória muito consistente contra o Guarani por 2x0, jogando no Brinco de Ouro. Os três pontos levaram o Coritiba para segunda colocação no campeonato, atrás apenas do então líder Náutico.
De lá o Coritiba só saiu do 2º lugar para a liderança. Na 17 ª rodada, com a vitória sobre o Brasil de Pelotas por 2x0, e a derrota do Náutico para o Sampaio Corrêa pelo mesmo placar, o time alviverde assumiu a liderança da competição, com dois pontos a mais que o CRB, que subiu para a segunda colocação.
A vitória contra a Ponte Preta, na última rodada do primeiro turno, além de consolidar o Coritiba na liderança da competição, com seis pontos a mais que o quinto colocado (a rodada encerra na quinta-feira), trouxe muita confiança ao torcedor alviverde, crescendo cada vez mais a expectativa que o time faça um segundo turno tão bom quanto o primeiro e possa confirmar no final de novembro o seu acesso à primeira divisão do futebol brasileiro.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)