Rumo ao Acesso
Por: Ricardo Honório
Se tem um fator que diferencia o Coritiba nesta Série B, é a sua consistência. Em um campeonato longo e equilibrado, em que muitos concorrentes oscilam rodada a rodada, o Verdão tem se mostrado capaz de manter um padrão que o mantém sempre no radar do acesso.
Das 22 rodadas disputadas, o Coxa esteve no G4 em 17, e desde a 9ª rodada não saiu mais da zona de classificação. Esse dado, por si só, já mostra a força de um time que pode não ser brilhante em todos os jogos, mas que tem sido competitivo na maioria deles.
O Alviverde chegou a assumir a liderança em duas oportunidades: na 15ª rodada, após vencer o Volta Redonda por 2 a 0 no Couto Pereira; e na 22ª, ao derrotar o Novorizontino fora de casa por 2 a 1.
O único momento de instabilidade ocorreu entre as rodadas 6 e 8, quando o Coxa perdeu para Ferroviária e Goiás, e venceu o América-MG, ficando três jogos seguidos fora do G4.
O torcedor pode até cobrar um futebol mais vistoso em alguns momentos, e é legítimo que cobre. Mas a verdade é que, em campeonatos de pontos corridos, são os times equilibrados, consistentes e capazes de reagir às dificuldades que chegam mais longe. E até aqui, o Coritiba tem se mostrado exatamente isso.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)