

Pós-Jogo
Jogando em São Januário, o Coritiba foi derrotado pelo Vasco por 2x1, em partida válida pela 30ª rodada da Série B e chegou à quarta partida sem vitória.
A derrota torna-se preocupante a partir do momento que a gordura acumulada pelo Coritiba até aqui foi jogada fora com as más atuações nos últimos jogos. Por mais que a situação ainda seja favorável, o alerta precisa estar ligado, pois alguns times vão se aproximando perigosamente do G4.
O Coritiba entrou em campo com duas novidades. Sem William Farias, vetado no vestiário, e Matheus Sales, que ficou em Curitiba por motivos de lesão, Johny foi o escolhido para a função de primeiro volante. A outra novidade foi a entrada de Matheus Alexandre, lateral-direito recém contratado, no lugar de Rafinha.
A entrada do lateral deixava clara a estratégia de Morínigo em reforçar a marcação pelo lado direito, já que o Vasco costuma ser muito forte por ali. Mas o que não se esperava é que o time alviverde entrasse em campo totalmente recuado, com uma postura covarde, praticamente não atacando o Vasco no primeiro tempo.
O Vasco começou em cima do Coritiba, dando pouco espaço para os jogadores alviverdes tentarem encaixar os contra-ataques. E não demorou para chegar ao primeiro gol. Aos 18 minutos, Gabriel Pec chutou da entrada da área, Wilson bateu roupa e a bola sobrou livre para German Cano, que, com frieza, mandou para o fundo das redes.
Atrás no placar esperava-se que o Coritiba fosse para cima do Vasco, mas sem força ofensiva o time tinha muita dificuldade para chegar ao ataque, terminando o primeiro tempo sem dar um chute na meta do goleiro Lucão. Morínigo ainda tentou mudar a postura do time colocando Rafinha no lugar de Matheus Alexandre antes dos 40, mas o Coxa foi para o intervalo atrás no placar.
Com Gustavo Bochecha no time, o Coritiba voltou a toda no segundo tempo e conseguiu empatar antes do primeiro minuto. Em uma bola cruzada da direita, o zagueiro Ricardo Graça falhou e rebateu a bola nos pés de Gamalho, que, de chapa, bateu bonito para empatar o placar.
Mas a alegria durou pouco, pois, três minutos depois, o Vasco chegou ao segundo gol com Nenê, que aproveitou uma bola cruzada da esquerda para aparecer sozinho e só empurrar para o gol. O lance foi invalidado pelo bandeirinha, mas o VAR, após quase cinco minutos de análise, confirmou o gol.
O gol era uma ducha fria no time alviverde, que não teve forças para chegar ao empate, produzindo muito pouco ofensivamente, mesmo que tenha equilibrado as ações com a mudança de postura do segundo tempo.
O resultado traz uma reflexão e poderia ser completamente diferente se a postura do time no início da partida fosse outra. O líder do campeonato não pode entrar da maneira covarde como entrou em campo.
Ficha Técnica
Vasco x Coritiba
30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
16/10/2021
Estádio São Januário, Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO
Assistente: Fabrício Vilarinho da Silva/GO e Bruno Raphael Pires/GO
Gols: German Cano e Nene (Vasco); Léo Gamalho (Coritiba)
Vasco da Gama Lucão, Zeca (Léo Matos), Ricardo Graça, Leandro Castan e Riquelme; Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel e Nenê (Leo Jabá); Gabriel Pec (MT), German Cano e Morato (Rômulo).
Técnico: Fernando Diniz
Coritiba: Wilson, Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; Johny (Gustavo Bochecha), Val e Robinho (Waguininho); Matheus Alexandre (Rafinha), Léo Gamalho e Igor Paixão (William Alves)
Técnico: Gustavo Morínigo
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)