
Retorno à Série A
Por: Ricardo Honório
Apesar da derrota para o Náutico e a perda da liderança após a goleada do Botafogo para o Vasco, o Coritiba pode garantir matematicamente o acesso à primeira divisão já na próxima rodada. Para que isso aconteça, além de vencer o Goiás, será necessária uma combinação de resultados.
Com seis pontos e três vitórias a mais que o Goiás, em caso de vitória do Coritiba, o time goiano não poderá mais alcançá-lo, pois, após o jogo em Goiânia, faltarão apenas três rodadas para o fim da Série B, e mesmo que o Coritiba perca suas próximas três partidas e o Goiás vença as três restantes, os dois times empatariam com 64 pontos, mas o time comandado por Gustavo Morínigo ficaria na frente por ter uma vitória a mais (18 a 17).
E para que a matemática funcione a favor do Coritiba, será necessário ainda que a matemática interceda em jogos de CSA, CRB e Guarani, atualmente com 54, 54 e 53 pontos, respectivamente.
Se dois destes três times não vencerem as suas partidas, o Coritiba subirá. O CSA é o que tem o confronto mais complicado. O time comandado por Mozart enfrentará o Avaí, em Florianópolis. Na teoria, CRB que enfrenta o Londrina, em Maceió, e o Guarani que irá a Pelotas enfrentar um Brasil já rebaixado, terão jogos mais fáceis.
Confira a combinação de resultados necessária para o Coritiba garantir o acesso na próxima rodada:
Vitória ou empate do CSA com o Avaí
a) Derrota ou empate do CRB com o Londrina
b) Derrota ou empate do Guarani com o Brasil
Vitória do CRB sobre o Londrina
a) Derrota do CSA para o Avaí
b) Derrota ou empate do Guarani para o Brasil
Vitória do Guarani sobre o Brasil
a) Derrota do CSA para o Avaí
b) Derrota ou empate do CRB com o Londrina
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)