
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
Após vencer a última partida e quebrar a sequência ruim de seis jogos sem vitórias, o Coritiba recebe o Juventude, às 11h, deste domingo, no Couto Pereira, em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão.
A vitória na última rodada trouxe um pouco de tranquilidade para o ambiente alviverde, que estava pressionado por conta dos seis jogos sem vitória. Com os três pontos, o Coritiba continuou fora da zona do rebaixamento, com um ponto a mais que o Goiás, primeiro time que ocupa a parte de baixo da tabela.
Mas, com a proximidade de pontos entre os times, o Coritiba não pode pensar em outro resultado contra o vice-lanterna Juventude que não seja a vitória. Com mais três pontos, além de garantir mais uma semana tranquila de trabalho para a sequência complicada que vem pela frente, Corinthians e Flamengo, o Coritiba pode abrir até quatro pontos da zona de rebaixamento.
Do outro lado, um time desesperado, que ocupa a penúltima colocação do campeonato, tem a defesa mais vazada e precisa urgentemente da vitória para não criar raízes na parte de baixo da tabela. A importância do confronto com o Coritiba é tão grande, que em Caxias do Sul estão encarando este confronto como o jogo do ano para o Juventude.
RETORNO DE IGOR PAIXÃO E DÚVIDAS NO TIME
O técnico Gustavo Morínigo contará com desfalques e retornos para esta partida.
A grande notícia é a volta do atacante Igor Paixão, que cumpriu suspensão na última partida. O melhor jogador do Coritiba na temporada deve formar o trio de ataque com Alef Manga e Léo Gamalho. Esse trio, entre gols e assistências, é responsável por 34 dos 53 gols marcados pelo time alviverde na temporada. Outro que retorna é o lateral-esquerdo Guilherme Biro.
Entre os desfalques, está o volante Val, que voltou a ser titular contra o Fortaleza e teve uma boa atuação, participando do primeiro gol do Coritiba. O jogador está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Os laterais Warley, entregue ao Departamento Médico, e Nathan Mendes, suspenso por ter sido expulso.
Além dos desfalques citados, o técnico Gustavo Morínigo não contará também com o lateral-esquerdo Diego Porfírio, que está entregue ao DM por conta de uma pancada na canela sofrida no jogo contra os cearenses. Para o seu lugar, o Coritiba tem as opções de Egídio ou Guilherme Biro.
Para o lugar de Val, a tendência é a escalação de Matias Galarza.
A principal dúvida está na meia-cancha. Fabrício Daniel, que atuou bem na função de meia na última partida, e Thonny Anderson, disputam um lugar ao lado de Willian Farias e Matias Galarza.
OCUPANDO A ZONA DO REBAIXAMENTO, JUVENTUDE PRECISA DA VITÓRIA
A situação não anda boa pelos lados do Juventude. Sem vencer há seis jogos e na vice-lanterna da competição, o time comandado por Umberto Louzer precisa da vitória para começar a respirar no campeonato e não ver a distância para o primeiro time fora da zona do rebaixamento aumentar ainda mais.
O time gaúcho deve continuar tendo o desfalque de jogadores importantes, como os zagueiros Vitor Mendes e Paulo Miranda. Assim, o ex-zagueiro do Coritiba, Thalisson Kelven deve continuar formando a dupla de zaga com o experiente Rafael Foster.
O técnico do Juventude deverá manter a base da equipe que perdeu para o Atlético/MG na última rodada, com uma possível mudança na lateral esquerda. O jovem Moraes deve ganhar a vaga de William Matheus.
Para conseguir um bom resultado em Curitiba, a torcida gaúcha aposta suas fichas no veterano atacante Ricardo Bueno, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Palmeiras e Atlético/MG.
Confira a live de Pré-Jogo do COXAnautas.
FICHA TÉCNICA
Coritiba x Juventude
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba/PR
Data: 09/07/2022
Horário: 11:00h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo/RJ - FIFA
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha/RJ e Luiz Cláudio Regazone/RJ
Coritiba: Rafael William, Matheus Alexandre , Henrique, Luciano Castan e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias, Galarza e Fabrício Daniel (Thonny Anderson); Alef Manga, Léo Gamalho e Igor Paixão.
Técnico: Gustavo Morínigo
Juventude: Cesar, Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Rafael Foster e Moraes (William Matheus); Jádson, Yuri e Chico Kim; Capixaba, Ricardo Bueno e Oscar Ruiz.
Técnico: Umberto Louzer
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)