Série B
Por: Ricardo Honório
Após empatar em casa contra o Goiás, o Coritiba vai até Minas Gerais para enfrentar o América e inicia uma sequência de jogos que, no primeiro turno, marcaram o melhor momento do time na Série B.
Entre os confrontos contra América e CRB, da oitava a décima-sexta rodada, o Verdão somou 23 pontos dos 27 disputados, com sete vitórias e dois empates em nove partidas.
O duelo diante do América na oitava rodada ficou marcado pelo retorno do goleiro Pedro Morisco, após fratura na mão no Campeonato Paranaense. Na volta, o arqueiro brilhou: fez dez defesas, recebeu nota 9.8 do SofaScore e garantiu a vitória por 1x0, gol de Seba Gómez.
Na sequência, veio uma vitória por 1x0 sobre o Criciúma, fora de casa, com gol de Vini Paulista. No Couto, diante do Avaí, o Coxa abriu o placar com Alex Silva, sofreu o empate no segundo tempo, mas Carlos de Pena decidiu no fim e fez a torcida explodir em festa.
Depois, dois empates sem gols contra Botafogo/SP e Atlético/GO frustraram parte da torcida, que reclamou da falta de ousadia do Coritiba. Mas o time reagiu: venceu o Cuiabá por 2x0 no Couto, com gols de Bruno Melo e Josué, na sequência mostrou grande desempenho defensivo e muita raça e bateu o Athletico na Arena com gol de Seba Gómez, assumindo o segundo lugar.
A liderança veio na 15ª rodada, após vitória por 2x0 sobre o Volta Redonda, com dois gols de Dellatorre. O embalo continuou em Maceió, onde o Coritiba quebrou um tabu histórico contra o CRB com um gol de pênalti de Gustavo Coutinho nos acréscimos, mantendo a ponta e chegando ao sexto jogo seguido sem sofrer gols.
No total dessa sequência, o Verdão marcou dez gols e sofreu apenas um, com quatro jogos em casa e cinco fora. A série invicta foi interrompida apenas pela inesperada derrota para o Paysandu no Couto, por 5x2.
Agora, faltando apenas 12 rodadas para o fim da competição, o Coritiba aposta justamente nessa sequência que no primeiro turno construiu sua arrancada. Repetir a dose pode significar não apenas a confirmação do acesso, mas também a consolidação de um time cada vez mais forte na disputa pelo título da Série B.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)