
Máquina do Tempo
Por: Luiz Eduardo Buquera
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro o Verdão enfrentará uma verdadeira decisão contra o Cuiabá, equipe do Brasil central que há pouco tempo estava restrita ao futebol local e que gradativamente conquistou seu espaço na elite nacional, algo inimaginável há alguns anos.
O histórico de confrontos contra o adversário está restrito a duas partidas pela Série B de 2019. Vitória no Couto por 2x1 e empate em Cuiabá por 3x3. Anteriormente, o Glorioso já havia enfrentado outras agremiações do Mato Grosso em competições nacionais. No palco da partida da próxima segunda-feira, são cinco vitórias, conferindo ao Alviverde 100% de aproveitamento.
O último duelo Coxa-branca com uma equipe mato-grossense em Curitiba, pela série A do Campeonato Brasileiro, ocorreu há aproximadamente 38 anos, na edição de 1984. A partida contra o Operário de Várzea Grande marcava a terceira rodada da segunda fase do campeonato, que foi disputada num quadrangular que também contava com Botafogo e América-RJ. O Coritiba que havia começado muito mal a competição e precisou vencer o Ferroviário-CE na repescagem para chegar à segunda fase, evoluiu a ponto de chegar às quartas de final, quando foi superado pelo Fluminense, campeão daquela edição.
Para aqueles que pensam que a equipe do Operário era uma "galinha morta", vale lembrar que conquistou resultados expressivos contra adversários teoricamente muito mais qualificados. Fora de casa, empatou com o Corinthians e venceu o Botafogo, eliminando-o da competição. Em casa, empatou com o Internacional e venceu Coritiba e Joinville.
O grande destaque do Coritiba naquela partida e na competição foi o ponta direita Lela, que marcou os dois gols da vitória por 2x0, comemorando efusivamente com sua famosa careta. O "moço da careta" foi o artilheiro Coxa no certame, marcando 10 gols. Na ocasião, o Verdão era comandado pelo eterno ídolo Dirceu Kruger e já contava com vários atletas que compuseram a base da equipe que conquistou o título máximo na temporada seguinte.
Coritiba x Mato-grossenses em Curitiba
04/12/1977 - Coritiba 4x0 Dom Bosco - Campeonato Brasileiro Série A.
12/11/1979 - Coritiba 5x0 Mixto - Campeonato Brasileiro Série A.
18/03/1984 - Coritiba 2x0 Operário de Várzea Grande - Campeonato Brasileiro Série A.
10/03/2010 - Coritiba 1x0 Luverdense - Copa do Brasil.
25/05/2019 - Coritiba 2x1 Cuiabá - Campeonato Brasileiro Série B.
Ficha Técnica:
Coritiba 2x0 Operário de Várzea Grande - 18 de março de 1984.
Estádio Couto Pereira
Coritiba: Jairo, Suemar, Gomes, Vavá e Carlos Alberto Rocha; André, Hélcio e Carlinhos Maracanã; Lela, Mauro e Édson. Entraram: Divino e Pedrinho Gaúcho. Técnico: Dirceu Kruger.
Gols: Lela (CFC) (2).
Público pagante: 8.604 pessoas.
Árbitro: Antônio Rogério Osório.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)