
Brasileirão
Fluminense e Coritiba se enfrentam nesta sábado, 2, às 16:00 hs, no estádio Raulino de Oliveira, em partida válida pela décima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Motivado após a vitória no clássico Atletiba, o time Alviverde joga para tentar sua primeira vitória fora de casa e para se afastar da zona do rebaixamento. Do outro lado, terá o Fluminense, que vem de três derrotas nos últimos quatro jogos.
O time
O Coritiba vai animado e forte para o Rio de Janeiro. A vitória no clássico Atletiba, com gol do estreante Kazim-Richards, tirou um grande peso do time Alviverde que não vencia desde a vitória por 3x2 contra o Sport, pela 7º rodada.
Os três pontos conquistados contra o maior rival tiraram o Coritiba da zona do rebaixamento. Além disso, a torcida viu nascer um novo candidato a ídolo. O carismático jogador inglês naturalizado turco mostrou que tem estrela, vestindo a camisa Alviverde pela primeira vez em um clássico e marcando o único gol da vitória.
Outro fator positivo é a boa fase que vive a defesa Alviverde. Há dois jogos que não sofre gols, mostrando segurança com a dupla de zagueiros, Luccas Claro e Juninho.
Para esta partida, o time terá a volta do técnico Pachequinho, que suspenso, não comandou o time contra o Atlético.
O treinador não terá o volante Edinho, suspenso pelo terceiro amarelo, e os meias Ruy, que saiu do clássico com problemas na panturrilha, e Iago, que será poupado, também por problemas físicos.
Por outro lado, terá a volta do volante Alan Santos.
O time pode ter alterações na frente. Leandro que não foi bem no Atletiba pode ceder seu lugar para o atacante Kazim.
Para o lugar de Ruy, Pachequinho pode colocar Felipe Amorim, mantendo a formação com quatro homens na meia-cancha, ou então, jogar com três atacantes, com a entrada de Vinicius, ou mesmo mantendo Leandro e Kazim juntamente com Kleber.
Outra possibilidade, é a estreia de Emerson Conceição pela lateral-esquerda, deslocando Carlinhos para a meia-cancha. Assim, o Coritiba não perderia em criatividade, e ganharia em poder de marcação.
E ainda teria a opção utilizada contra o Internacional, com Walisson Maia na direita, e Dodo avançando para a meia-cancha, porém esta seria mais remota.
Para o lugar de Edinho, a tendência é a volta de Alan Santos.
Os laterais Ceará e Benitez, e o meia Gonzalez, continuam de fora por problemas físicos.
O adversário
O time carioca não vem fazendo uma boa campanha em 2016. Eliminado nas semi-finais do campeonato regional e ocupando uma posição intermediária no Brasileirão, o Fluminense está a beira de um princípio de crise.
A saída de Fred, seu principal jogador, para o Atlético/MG, enfraqueceu consideravelmente o ataque da equipe, que ainda não encontrou os jogadores ideais para este setor, vivendo dos lampejos de Marcos Junior.
Para o jogo contra o Coritiba, Levir Culpi terá três desfalques: o lateral-esquerdo Giovanni, o volante Douglas, e o meia Cicero, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Outro desfalque é o atacante Marcos Junior, que com dores no púbis, já não atuou contra o São Paulo, na rodada passada.
Nos lugares dos jogadores que estão suspensos, deverão entrar o lateral William Matheus, o volante Pierre e o meia Dudu, ex-Coritiba. No ataque, Maranhão, que tinha substituído Marcos Junior na última partida, sai para a entrada de Osvaldo.
O grande destaque do Fluminense na temporada é o meia Gustavo Scarpa, que este cotado para integrar a Seleção Brasileira nas Olimpíadas, mas acabou ficando de fora da convocação final.
Além do meia Dudu, o time carioca também conta com o zagueiro Henrique, revelado pelo Coritiba.
O jogo
Há três jogos sem perder, o Coritiba vem motivado para conquistar a primeira vitória fora de casa neste Brasileirão.
Já o Fluminense precisa da vitória para se recuperar após a derrota para o São Paulo e para não se aproximar da zona do rebaixamento.
O fato da má fase e dos desfalques do time carioca, além do jogo possivelmente ser disputado com pouco público, por ser fora da cidade do Rio de Janeiro, poderão ajudar o Coritiba a conquistar os três pontos.
Como joga em casa e precisa da vitória, o Fluminense deverá tomar as ações da partida desde o início, o que pode facilitar o encaixe dos contra-ataques do time Alviverde.
O Coritiba deverá estar muito atento a velocidade do time carioca.
A entrada de Dudu, que foi bem contra o São Paulo, deu mais velocidade na transição do meio para o ataque. Na frente os velozes Osvaldo e Magno Alves costumam incomodar as defesas adversárias.
O atalho
A irregularidade do zagueiro Gum, capaz de alternar grandes e más atuações pode ser o caminho para o Coritiba conseguir a vitória. As laterais também deverão ser exploradas pelo time Alviverde. Pelo lado direito, Wellington Silva é um jogador que costuma apoiar muito o ataque e consequentemente deixar espaços em seu costado. Pelo lado esquerdo da defesa do Fluminense o jogador William Matheus irá estrear com a camisa do time carioca, depois de um bom tempo parado, e é um jogador que tem dificuldades na marcação.
Olho vivo
Além da velocidade dos jogadores de ataque, outro ponto a ser vigiado de perto pelos jogadores do Coritiba são os arremates de longa distância e a bola parada do meia Gustavo Scarpa, que vive grande fase. A bola áerea, principalmente com o zagueiro Gum, também merece atenção.
Protagonistas
Pelo lado do Coritiba, o atacante Kleber deverá ser o homem mais avançado do time, caso Kazim não inicie a partida e é a esperança de gols Coxa-Branca. Como o time Alviverde é um dos mais faltosos da competição, a precisão nas bolas paradas do meia Gustavo Scarpa, poderão levar o time carioca a vitória.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
16º Colocação com 13 pontos
12 jogos, 3v, 4e, 5d
15 gols pró, 18 gols contra
Artilheiro: Kleber, 4 gols
Fluminense
12º colocação com 16 pontos
12 jogos, 4v, 4e, 4d
13 gols pró, 15 gols contra
Artilheiro: Marcos Junior, 3 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Décima-Terceira Rodada
Fluminense x Coritiba
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda
Data: 02/07/2016, sábado
Horário: 16:00 hs
Fluminense:
Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Pierre, Edson, Dudu e Gustavo Scarpa; Osvaldo e Magno Alves
Técnico: Levir Culpi
Coritiba:
Wilson, Dodô, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Juan e Felipe Amorim (Vinícius); Leandro (Kazim) e Kléber
Técnico: Pachequinho
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS (ASP-FIFA)
4º Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)