
Brasileirão 2022
Por: Ricardo Honório
O técnico Guto Ferreira deverá promover alterações no Coritiba para a partida contra o Palmeiras, na próxima quinta-feira.
O treinador alviverde contará com o retorno do zagueiro Jhon Chancellor, que estava com a seleção venezuelana. O zagueiro deverá reassumir o seu lugar na zaga ao lado de Luciano Castán. Outro jogador que volta a ficar à disposição é o lateral-esquerdo Diego Porfírio. Recuperado de uma lesão muscular, o jogador pode ser relacionado para a partida de quinta e ficar como opção no banco de reservas.
Por outro lado, o meia Robinho, com uma lesão na coxa, será desfalque para esta partida. O jogador, que atuou em 16 dos 28 jogos que o Coritiba fez no Brasileirão, voltou a jogar na partida contra o Fluminense, que marcou a estreia de Guto Ferreira, após ficar dois meses no Departamento Médico.
Para o seu lugar, Guto Ferreira pode simplesmente colocar um meia de origem, tendo as opções de Boschilia, Thonny Anderson e Régis, ou então, alterar o sistema tático visando fortalecer o sistema defensivo para a difícil partida contra o Palmeiras.
A colocação de um meia pode ser considerada uma opção menos viável, uma vez que tanto Boschilia quanto Thonny Anderson ainda não se encontram em condições físicas ideais. A opção por Régis é ainda menos provável, uma vez que o jogador de confiança de Guto na época em que o treinador estava no Bahia, ainda não conseguiu se encontrar no Coritiba.
Se optar realmente pela mudança de sistema tático, a primeira opção seria a manutenção de Guillermo, formando o trio de zagueiros com Chancellor e Castán. O zagueiro uruguaio foi elogiado por Guto Ferreira na coletiva após a vitória contra o Ceará e também na entrevista concedida ao COXAnautas na noite da última segunda-feira, e passa a ser uma forte opção para o jogo contra o Palmeiras.
A segunda opção seria a entrada de mais um volante para fortalecer a marcação na meia-cancha e formar a trinca com Jesus Trindade e Bruno Gomes. As opções de Guto seriam Bernardo, Galarza ou Val. A opção pelo último parece pouco provável, uma vez que o jogador que foi destaque na Série B em 2021 não vem ficando nem no banco nos últimos jogos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)