
Movimentação no clube
Por: Ricardo Honório
Os dias do Coritiba até a estreia no campeonato brasileiro contra o Flamengo, que deve acontecer entre os dias 15 e 16 de abril, prometem ser bem agitados.
Apesar da calmaria por conta da falta de jogos neste momento, o clube segue trabalhando e se preparando para o principal objetivo da temporada, que é fazer um bom campeonato brasileiro, buscando primeiro se manter na primeira divisão e depois mirar uma vaga em um torneio sul-americano.
Enquanto o clube trabalha no mercado de jogadores para reforçar a equipe e dar melhores opções ao técnico António Oliveira, a equipe fará uma pequena pré-temporada na cidade de Atibaia/SP. No período de 27 a 30 de março, o Coritiba fará dois jogos amistosos, contra Corinthians e São Paulo, equipes eliminadas precocemente do Campeonato Paulista. Os jogos acontecerão nos centro de treinamento das duas equipes.
Sobre reforços, o técnico alviverde já deixou claro em entrevistas coletivas que mudanças acontecerão no elenco. Isso significa que não só chegarão novos jogadores, como também jogadores sairão.
Alguns atletas possuem contrato perto do fim, como são os casos do lateral-esquerdo Diego Porfirio, com contrato até abril, e Jesus Trindade, até junho. O lateral não permanecerá, devendo retornar ao Ypiranga/RS para a disputa da Série C. A situação do volante uruguaio é diferente. O clube tem interesse em sua permanência, porém o alto valor de seu passe deve inviabilizar a sua continuidade no clube. Rumores dão conta que um time europeu tem interesse no jogador e existe a possibilidade de sua saída.
Outros nomes, que possuem contratos pelo menos até o final do ano, como os zagueiros Chancellor, Márcio e Thalisson, o volante Bernardo e os atacantes João Vitor, Matheus Cadorini e Fabrício Daniel, podem ser negociados pelo Coritiba. Outro que pode sair é o meia Régis, que interessa ao Guarani.
A intenção em relação aos pratas da casa é emprestá-los para equipes de divisão menor, como foi o caso do meia Biel, emprestado para o Novorizontino.
Em relação à chegada de novos jogadores, o clube prioriza a contratação dois laterais, um para a direita e outro para a esquerda, um meia e um atacante de referência. Mas devem chegar ainda um zagueiro e um atacante de velocidade. Caso Jesus Trindade não continue no clube, o Coritiba deverá ir atrás também de um volante.
Alguns nomes continuam em pauta no clube, como os casos do zagueiro Lucas Possignolo, do volante Raniele e do atacante Deyverson. Outros novos nomes vão surgindo, como do lateral-esquerdo Jamerson, do Guarani, e do meia Luan Dias, do Água Santa, finalista do Campeonato Paulista.
Enquanto procura atletas para reforçar a equipe, por outro lado, o Coritiba vai descartando alguns nomes. O lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano, que estava no Cruzeiro, e o atacante Rossi, sem clube, foram oferecidos ao clube, mas não houve interesse na continuidade das negociações.
A primeira janela de contratações para o campeonato brasileiro se encerra no dia 4 de abril. Até lá, o Coritiba terá 13 dias para trazer novos jogadores para reforçar a sua equipe. A segunda janela de contratações reabre somente no dia 03 de julho e vai até o dia 02 de agosto. Fora desses prazos, os clubes só poderão contratar jogadores livres, que não possuem contrato com nenhuma equipe.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)