Pós-Jogo
Por: Ricardo Honório
Jogando na Arena Pantanal, o Coritiba foi derrotado pelo Cuiabá por 1 a 0 na noite deste domingo. Mesmo com o revés, o Verdão segue na liderança da Série B com 56 pontos, mas viu a vantagem para o segundo colocado, o Criciúma, cair para três.
O Cuiabá começou em ritmo acelerado, pressionando o Coritiba desde os primeiros minutos. Logo no início, Alisson Safira perdeu uma boa chance, mas aos 5 minutos, após erro de passe de Jaci, o time da casa recuperou a bola e abriu o placar com o próprio Safira, que finalizou firme dentro da área.
O início foi todo do Dourado, que marcava alto e saía em velocidade, levando perigo constante ao gol de Morisco. O Coritiba demorou a entrar no jogo, e sua primeira boa chance veio apenas aos 14 minutos, com Clayson chutando após grande passe de Josué — a bola desviou na zaga e saiu.
Com o passar do tempo, o Verdão se ajustou em campo, principalmente com as boas distribuições de Josué e a movimentação de Clayson, que teve outra ótima oportunidade, mas desperdiçou ao chutar para fora após lançamento preciso de Bruno Melo.
A situação poderia piorar aos 37 minutos, quando Bruno Melo cometeu pênalti em Matheusinho. No entanto, Alisson Safira cobrou mal e isolou, aliviando a situação do Coritiba.
Defensivamente, o time sofreu bastante. Jacy e Maicon tiveram atuações abaixo do habitual, especialmente o primeiro, que enfrentou dificuldades diante da velocidade cuiabana e do receio de levar o terceiro cartão amarelo — algo que se repetiu com outros jogadores pendurados, deixando a marcação mais frouxa.
O primeiro tempo foi decidido logo nos minutos iniciais, quando o Cuiabá aproveitou a desatenção do Coritiba para construir a vantagem. A preocupação com o clássico Atletiba e o número de jogadores pendurados influenciaram negativamente no desempenho, principalmente no sistema defensivo.
Na volta do intervalo, Mozart substituiu Wallisson por Filipe Machado, já que o volante havia recebido cartão amarelo e está suspenso para o clássico. Logo no primeiro minuto, Morisco precisou fazer boa defesa após novo erro de passe de Maicon.
Aos 8 minutos, o Verdão teve a melhor chance da partida: Josué cruzou com perfeição e Gustavo Coutinho, praticamente embaixo do gol, cabeceou para fora. Uma oportunidade incrível desperdiçada pelo atacante alviverde.
Insatisfeito com o rendimento ofensivo, Mozart trocou todo o trio de ataque na tentativa de buscar o empate, mas o Coritiba seguiu com grandes dificuldades para criar. O Cuiabá ainda quase ampliou com Jader, mas Jacy evitou o gol tirando a bola em cima da linha.
Apesar de não ter feito uma partida tecnicamente desastrosa, o Coritiba foi penalizado pela postura hesitante na marcação aos adversários de alguns jogadores pendurados e pela ineficiência do ataque. Clayson e Gustavo Coutinho desperdiçaram chances que poderiam, ao menos, garantir um ponto importante fora de casa.
Agora, o Verdão volta suas atenções para o clássico Atletiba, que acontece no próximo domingo (19), às 18h30, no Couto Pereira — um jogo que pode ser decisivo para confirmar o caminho do Coritiba rumo ao acesso.
Cuiabá 1 x 0 Coritiba
Local: Arena Pantanal
Data:11/10/2025
Horário:20h30
Transmissão: Disney +, ESPN 4,Desimpedidos e SportyNet
Vem Coritiba: 19h55
Pós-Jogo COXAnautas: 22h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistente 1: Renan Aguiar da Costa (CE)
Assistente 2: Zaqueu Eleutério Linhares (CE)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gol: Allisson Safira (5 do 1t);
Cuiabá: Luan Polli; Mateusinho (Nino Paraíba), Bruno Alves, Nathan (Sander), e Max; Denilson (Lucas Mineiro), David Miguel e Patrick de Lucca; Alejandro Martínez, Alisson Safira (Carlos Alberto) e Juan Christian (Jader).
Técnico: Eduardo Barros
Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon (Alex Silva), Jacy e Bruno Melo; Wallisson (Filipe Machado), Seba Gómez e Josué; Iury Castilho (Everaldo), Gustavo Coutinho (Dellatorre) e Clayson (Nicolas Careca).
Técnico: Mozart
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)