
RESULTADO
Depois de duas vitórias consecutivas, o Coritiba voltou a perder na temporada. A equipe Alviverde foi derrotada por 1x0 por um eficiente Grêmio que, a rigor, chegou com perigo uma única vez no jogo e conseguiu o resultado positivo. O placar complica muito a situação do Verdão em relação à vaga para as quartas-de-final da Copa do Brasil. O foco agora volta para as disputas do Campeonato Brasileiro.
O jogo começou quente. Logo no primeiro minuto de partida, o fraquíssimo árbitro Sandro Meira Ricci mostrou suas credenciais. Com medo (porque é a única coisa que justifica o seu ato) de dar um pênalti logo cedo no jogo, o apitador inventou uma falta de Evandro em Rafael Galhardo dentro da área após o lateral gremista ter dado uma verdadeira "cortada de vôlei" no lance. Uma decisão inacreditável para um juiz que teve (sabe-se lá como) a "honra" de representar a CBF na última Copa do Mundo. Uma vergonha que, por si só, merece um parágrafo à parte na análise do jogo.
Mesmo com o pênalti ignorado, o Verdão foi melhor e dominou a primeira etapa. Três minutos depois do fatídico lance, Evandro apareceu sozinho na entrada da área mas chutou em cima de Juan, que estava impedido. Poucos minutos depois, em uma boa trama ofensiva, Juan acionou Evandro dentro da área e, na hora de chutar, o garoto foi travado pelo defensor gremista. Aos 29 minutos, Juan arriscou de longe e exigiu uma boa defesa de Marcelo Grohe. Dois minutos depois, Ruy fez um belo cruzamento de três dedos para Evandro, mas a bola foi muito alta e o atacante não conseguiu alcançar. O Coritiba ainda chegaria mais duas vezes (uma com Cáceres e outra novamente com Evandro) mas não conseguiu abriu o placar em uma ótima primeira etapa.
Na segunda etapa, entretanto, a situação mudou completamente. Com a entrada de Fernandinho no lugar de Pedro Rocha, o Grêmio se acertou e passou a dominar as ações no meio-campo. Mas o grande ponto de virada da partida aconteceu aos 13 minutos. Juan sentiu uma lesão no joelho e teve que sair. Em uma substituição inexplicável, Ney Franco lançou Michel na partida. Além de tirar Evandro da referência, onde estava rendendo bem, o técnico perdeu completamente as ações no meio-campo e trouxe o Grêmio para cima. Poucos minutos depois, Roger Machado tirou o seu jogador de referência e abriu outro atleta pela lateral, matando de vez as jogadas Alviverdes pela esquerda.
Assim, não demorou muito para que, aos 26 minutos, o Grêmio construísse o placar do jogo. Douglas fez boa jogada pela direita e achou o lateral Marcelo Oliveira livre pelo meio. Ele arriscou de muito longe e acertou o canto esquerdo de Bruno, que demorou a reagir no lance. Vantagem para o Grêmio, que soube aproveitar a evidente falha tática do técnico Alviverde. Depois disso, Ney Franco lançou Thiago Lopes e Rafhael Lucas na equipe e reforçou seu erro, visto que qualquer um destes dois jogadores poderiam, então, ter entrado no lugar de Juan. Copeiro, o Tricolor gaúcho se fechou em seu campo de defesa e segurou o resultado até o apito final, garantindo excelente vantagem para o jogo da volta.
O Coritiba volta a campo no próximo domingo, 23, às 11h, diante da Chapecoense, no Couto Pereira. A partida é absolutamente decisiva para as pretensões do Verdão em se recuperar no Campeonato Brasileiro.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)