
Pós-Jogo
Por: Ricardo Honório
Foi na base da raça, na base da superação, na base da entrega. Desta forma, o Coritiba conseguiu uma importante vitória na tarde de hoje, vencendo o Botafogo por 1x0 em jogo válido pela oitava rodada do Brasileirão.
O único gol da partida foi marcado por Igor Paixão, aos 28 minutos da primeira etapa.
O Coritiba tinha uma tarefa muito difícil para esta partida, lidar com a desconfiança da torcida, que vinha cobrando bastante a equipe e comissão técnica após os resultados ruins. A missão estava ainda mais complicada, afinal o time tinha desfalques importantes dentro de campo, além do técnico Gustavo Morínigo que, suspenso, não pode dirigir o time à beira do gramado. Do outro lado um adversário que vinha motivado e em boa fase, tendo a melhor campanha fora de casa.
O time alviverde entrou em campo com várias novidades, cinco no total, com destaque para dupla de zaga, Guillermo e Márcio, que ainda não tinha atuado junto em um jogo. Mas em nenhum momento o time sentiu a pressão de estar tão modificado, pelo contrário, compensou com muita raça e dedicação em campo.
O jogo começou muito franco desde o início, com ambas as equipes procurando o gol. Com Igor Paixão fazendo boa apresentação, o Coritiba levava mais perigo, mas uma boa intervenção do goleiro Gatito Fernández impediu o gol alviverde.O Botafogo tinha mais posse de bola, mas não conseguia penetrar na bem postada defesa do Coritiba.
Mais perigoso na partida, o Coritiba chegou ao gol da vitória aos 28 do primeiro tempo. Val enxergou a penetração de Igor Paixão e deixou o atacante na cara do goleiro Gatito com um belo lançamento, o Piá do Couto dominou com extrema categoria, tirou do goleiro e tocou para o gol vazio, marcando um verdadeiro golaço no Alto da Glória. Um gol que lembrou os gols que Romário fazia em sua melhor fase da carreira.
Com a vantagem no placar, o Coritiba passou a dar mais campo ao adversário, esperando para explorar os contra-ataques e quase ampliou a vantagem no início da segunda etapa, quando Léo Gamalho chutou com perigo à esquerda da trave.
O Botafogo tinha mais posse de bola e circulava com perigo a frente da área do Coritiba, mas a defesa, com destaque para Matheus Alexandre, que fez grande partida, conseguia segurar o sufoco.
O Coritiba voltou a assustar com Léo Gamalho, mas a cabeçada do artilheiro alviverde parou no travessão de Gatito Fernández.
No final da partida, apareceu a estrela do goleiro Alex Muralha, que fez uma linda defesa em chute de Erison, impedindo o gol de empate do Botafogo.
O Coritiba volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Ceará, fora de casa.
Ficha técnica
Coritiba 1 X 0 Botafogo
Local: Couto Pereira - Curitiba - PR
Data: 29/05/2022
Horário: 16:00h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA) – SC
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA) – SC e Henrique Neu Ribeiro – SC
Coritiba: Alex Muralha, Matheus Alexandre, Guillermo, Marcio Silva, Guilherme Biro (Diego Porfírio), Willian Farias, Val (Bernardo), Thonny Anderson (Régis), Igor Paixão, Fabricio Daniel (Pablo Garcia ) e Léo Gamalho (Clayton)
Técnico: Roberto Acuña
Botafogo: Gatito Fernández, Saravia (Hugo), Kanu, Victor Cuesta e Daniel Borges (Rikelmi); Luís Oyama, Del Piage (Lucas Fernandes) e Chay (Matheus Nascimento); Victor Sá, Erison e Diego Gonçalves (Lucas Piazon). Técnico: Luís Castro
Gol:Igor Paixão (Coritiba) - aos 28 minuto(s) do 1º Tempo
Cartões Amarelos: Victor Cuesta (Botafogo)Guillermo (Coritiba), Val (Coritiba), Alex Muralha (Coritiba), Erison (Botafogo), Chay (Botafogo), Guilherme Biro (Coritiba), Clayton (Coritiba)
Público Pagante e Total
Público Pagante: 20.302
Público Total: 21.993
Público Pagante e Total
Renda: R$ 465.065,00
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)