
HÁ UM ANO...
Em 2004, o Coritiba enfrentou o Vasco da Gama em São Januário, no dia 13 de julho, uma terça-feira à noite, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coritiba vinha de duas derrotas consecutivas (Corinthians, no Couto Pereira, e Juventude, em Caxias), e parte da torcida à época já pedia a cabeça do técnico Antônio Lopes, sendo que uma nova derrota poderia significar sua demissão. O Coxa ocupava apenas a 19ª colocação do Campeonato, com 15 pontos. Já o Vasco tinha Petkovic em grande fase, e há 7 jogos não sabia o que era derrota, sendo que, no jogo anterior, havia vencido o arqui-rival Flamengo, no chamado "Clássico dos Milhões". O alvi-negro cruzmaltino ocupava o 12º lugar no certame, com 20 pontos conquistados.
O Vasco era favorito, e, jogando em casa, partiu pra cima do adversário. No entanto, não teve sucesso nas conclusões, e quem acabou abrindo o placar foi o Coritiba, aos 39 minutos de jogo: Cléber recebeu a bola, tabelou com Alemão e tocou rasteiro na saída de Márcio, tirando o primeiro zero do placar. O Vasco não se rendeu, e buscou o empate ainda no primeiro tempo, aos 45 minutos, num contra-golpe em que Pet serviu Valdir Bigode.
No segundo tempo, o Coxa voltou jogando melhor, e chegou ao segundo gol aos 9 minutos. Alemão arrematou com precisão após a cobrança de escanteio, marcando mais um belo gol com a camisa alviverde. Aos 23, Alemão rolou para Ricardinho marcar: Coritiba 3x1. O Vasco passou a pressionar, e diminuiu o placar aos 36, com Petkovic marcando de pênalti, assinalado pelo juiz após Miranda colocar a mão na bola. O Vasco ainda teve algumas chances preciosas de chegar ao empate nos minutos finais, mas não foi competente o suficiente para chegar ao terceiro gol. O Coritiba chegava à sua segunda vitória fora de casa na competição, e Antonio Lopes garantia sua permanência no comando técnico do clube.
O resultado significou a quebra de um tabu: há mais de oito anos o Coxa não vencia o Vasco em São Januário.
Ficha Técnica - Vasco 2x3 Coritiba
15ª rodada - 1º turno do Campeonato Brasileiro 2004
Data: 14.07.2004 (terça-feira)
Local: Estádio de São Januário (RJ)
Horário: 20h30
Renda: R$ 61.338,00
Público: 5.305 pagantes
Vasco:
Márcio, Chiquinho (Denilson), Henrique, Wescley e Diego (Canhoto); Ygor, Coutinho, Róbson Luiz e Petkovic; Anderson (André Lima) e Valdir.
Técnico: Geninho
Coritiba:
Fernando; Jucemar (Alexandre), Miranda, Nascimento e Ricardinho; Ataliba, Brum, Capixaba e Cléber (Egídio); Tuta e Alemão (Laércio).
Técnico: Antônio Lopes
Gols: Cléber 39 e Valdir 45 do 1º; Alemão 7, Ricardinho 23 e Petkovic (pênalti) 36 do 2º.
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Assistentes: Marinaldo Silvério (SP) e Nilson de Souza Menção (SP)
Cartões amarelos: Miranda e Cléber.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)