Pós-Jogo
Por: Ricardo Honório
Jogando em Novo Horizonte, o Coritiba venceu o Novorizontino por 2x1, com dois gols de Lucas Ronier, e quebrou a invencibilidade do adversário em seus domínios.
O time alviverde começou bem a partida e quase abriu o placar logo no início, quando Jacy apareceu como elemento surpresa na pequena área, aproveitou cruzamento de Filipe Machado e bateu para grande defesa do goleiro Airton.
O jogo começou movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. Melhor em campo, o Coxa abriu o placar aos 17 minutos. Após boa trama pelo lado esquerdo, com participação de João Almeida e Clayson, a bola sobrou para Lucas Ronier, que pegou de primeira, de perna esquerda, e bateu cruzado, sem chances para o goleiro. O gol premiava a boa atuação do Coritiba no início da partida.
O time continuou em cima e quase ampliou na sequência, quando Airton fez milagre e evitou o gol de Dellatorre. Muito bem postado defensivamente e contando com ótima atuação do sistema defensivo, o Coxa não deu chances ao Novorizontino, e Pedro Morisco passou o primeiro tempo inteiro sem precisar fazer uma defesa.
A boa atuação na etapa inicial mostrou o acerto do técnico Mozart nas escolhas de Tiago Cóser, João Almeida e Clayson na equipe titular. Os jovens laterais fecharam muito bem os lados, enquanto o atacante participou diretamente do lance do gol.
Atrás no placar, o Novorizontino voltou mais ofensivo para o segundo tempo, com Bruno José entrando no lugar de Jean Irmer. O primeiro lance de perigo veio em chute de Romulo, defendido por Pedro Morisco.
O time paulista aumentou a pressão e chegou ao empate aos 31 minutos, com Matheus Frizzo desviando um chute de Raí Ramos e enganando o goleiro alviverde. O gol foi um castigo para o Coritiba, que havia diminuído o ritmo na segunda etapa e piorou após as entradas de Gustavo Coutinho e Iury Castilho.
Logo depois, o Coxa quase desempatou com Gustavo Coutinho, mas Airton fez grande defesa para salvar o time da casa.
Mas a noite era mesmo de Lucas Ronier. Aos 42 minutos, o piá da base fez um golaço: recebeu de Carlos de Pena, driblou o zagueiro e bateu firme, sem chances para o goleiro, garantindo a vitória por 2x1.
Foi uma grande vitória, conquistada por um time bem armado e que caminha cada vez mais forte rumo ao acesso. Com os três pontos em Novo Horizonte, o Coritiba reassumiu a liderança da Série B, com 42 pontos — um a mais que o Goiás.
O Coritiba volta a campo no sábado (23/08), às 16h, para enfrentar o Remo, no Couto Pereira.
FICHA TÉCNICA
Novorizontino 1 x 2 Coritiba
Local: Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte/SP
Data:14/08/2025
Horário:21h35
Transmissão: Disney +, ESPN 4, Rede Tv e Desimpedidos
Vem Coritiba: 20h35
Pós-Jogo COXAnautas: 23H30
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Corrêa e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Gols: Lucas Ronier, aos 17 do 1t; Matheus Frizzo, aos 31 do 2t, Lucas Ronier, aos 41 do 2t
Novorizontino: Airton; Dantas, César Martins e Patrick (Luiz Oyama); Rai Ramos, Fábio Matheus, Jean Irmer (Bruno José), Rômulo (Robson) e Mayk (Leo Tocantins); Caio Dantas e Waguininho (Matheus Frizzo).
Técnico: Umberto Louzer
Coritiba: Pedro Morisco; Tiago Cóser (Guilherme Aquino), Maicon, Jacy e João Almeida; Filipe Machado (Geovane), Sebastián Gómez e Josué (Carlos de Pena); Lucas Ronier, Clayson (Iury Castilho) e Dellatorre (Gustavo Coutinho).
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)