
BRASILEIRÃO
A delegação do Coritiba que deixou a cidade para enfrentar a Ponte Preta neste domingo, 16h em Campinas contou com 19 jogadores: Fernando, Jucemar, Danilo, Nascimento, Ricardinho, Egídio, Ataliba, Capixaba, Igor, André Nunes, Josafá, Douglas, Rafael, Tesser, Vagner, Laércio, Pepo, Bruno e Cacique.
O Coritiba enfrentará a Ponte com um elenco bastante jovem, mas que começa a ganhar experiência. No início do ano os jogos da Libertadores "encorparam" os novatos coritibanos. A tarimba dos adversários paraguaios, peruanos e argentinos tornou-os mais experientes, fato comprovado nas duas partidas da decisão do Campeonato Paranaense, que foi conquistado pelo Coxa em pleno estádio do seu maior rival.
Os jogadores mais experientes do time do Coritiba que enfrentarão a Macaca são Nascimento (foto), capitão do time e o jogador do atual elenco com mais partidas disputadas pelo Verdão, e Capixaba, que tem vasta experiência e títulos conquistados pelo futebol brasileiro. A eles caberá as principais orientações dentro de campo para os jovens jogadores do Coritiba.
Destes dezenove jogadores, onze são pratas-da-casa: Danilo, Ricardinho, Egídio, André Nunes, Rafael, Tesser, Vagner, Laércio, Pepo, Bruno e Cacique. Sem dúvida um número muito grande de jogadores que já passaram pelas categorias de base do Clube, mostrando que o trabalho desenvolvido vem trazendo ótimos resultados para o Coritiba.
Neste jogo contra a Ponte Preta o Coxa jogará desfalcado de cinco de seus principais titulares: Miranda, Adriano, Tuta, Ari e Luis Mário. Mas o técnico Antônio Lopes confia bastante nos garotos que substituirão estes cinco jogadores: “ - Os jogadores que estão entrando no time têm qualidades e contam com minha confiança” tem dito o treinado Lopes para a imprensa.
O retrospecto do Coritiba contra a Ponte, jogando em Campinas, mostra dificuldades para o Verdão. No ano passado foram dois empates em Campinas e Curitiba pelo placar de 2x1.
A Ponte costuma usar o fator campo para complicar o jogo dos adversários. Jogadas de bola parada e cruzamentos são alguns dos pontos fortes do time campineiro, que também conta com uma torcida entusiasmada.
Independente dos desfalques e da tradição do adversário, o Coritiba jogará pela vitória, agora ainda mais motivado com a devolução dos seis pontos conquistados em campo, mas que haviam sido retirados por uma decisão do TJD e que na última quinta-feira foi revertida em decisão definitiva pelo STJD, que deu ganho de causa ao Coritiba e reverteu os pontos para o Clube do Alto da Glória.
O treinador do Coritiba optou por manter André Nunes no ataque. Jogador forte e de alta estatura, André terá uma das incumbências de intensificar as jogadas de bola aérea com os laterais Jucemar e Ricardinho, pois esta foi uma das dificuldades da zaga campineira em sua última apresentação, no Parque Antártica contra o Palmeiras.
O companheiro de André no ataque será Josafá que pela primeira vez desde que chegou no Coxa começará jogando uma partida. Josafá sofreu uma contusão que o deixou afastado dos gramados por muito tempo, mas conta com grande confiança do treinador, que o conhecia dos tempos em que Josafá jogava no futebol carioca.
Durante os treinamentos da semana Lopes destacou sua confiança em André e Josafá em entrevistas à imprensa curitibana: “Tanto o André quanto o Josafá são grandes jogadores e a torcida pode esperar muito deles. O André é um menino que subiu agora mais tem grandes qualidades e será um goleador”, disse o treinador, que também ressaltou as qualidades de Josafá. “O Josafá é um grande atacante, mas até agora não teve sorte no Coritiba. Chegou depois ao grupo, não fez a pré temporada e se machucou por duas vezes. Tenho certeza que ele vai aproveitar as chances e mostrará todo seu futebol”.
Para reforçar o sistema defensivo, que não contará com Miranda, punido com o terceiro cartão amarelo, o treinador coritibano optou pela entrada de Danilo, zagueiro que tem ótimo desempenho em jogadas pelo alto e terá o objetivo de reforçar o Coxa contra o alto ataque da Macaca.
Pelo lado dos paulistas o técnico Estevam Soares deverá optar por alterar seu esquema tático que já conquistou 10 pontos na competição. O treinador da Macaca deverá deixar o 4x4x2 para jogar com o esquema tático do 3x5x2. A alteração vista suprir as ausências do lateral-esquerdo Bill e o volante Marcus Vinícius, suspensos por causa da expulsão na rodada anterior.
No lugar de Bill e Marcus Vinícius deverão entrar o zagueiro Rafael Santos, que estava afastado há mais de 40 dias dos gramados, devido a uma contusão muscular e o meia Terrão que também iniciará a partida contra o Coxa na condição de titular.
O time do Coritiba que inicia a partida contra a Ponte Preta terá: Fernando; Jucemar, Danilo, Nascimento e Ricardinho; Egídio, Ataliba, Capixaba e Igor; André Nunes e Josafá.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)