
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam neste sábado, 8, às 18h30, no Couto Pereira, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Será o primeiro jogo do Alviverde depois que Marcelo Oliveira, que não apresentava resultados e não tinha mais a confiança dos atletas, foi demitido. Marquinhos Santos chega com ideia novas para rejuvenescer as atuações dos jogadores do Verdão na luta contra o rebaixamento e contará com apoio integral da torcida Coxa-Branca. Pela frente, um Flamengo que também não vive um bom momento, não vence há quatro rodadas e que tenta se recuperar para não começar a conviver com o fantasma da zona do rebaixamento
Com as estreias de Marquinhos Santos e de Deivid, Verdão inicia "seu campeonato" neste sábado
Demorou muito, mas finalmente a diretoria Alviverde tomou uma posição para sacudir as estruturas no futebol do clube e demitiu Marcelo Oliveira depois de mais uma ridícula atuação fora de casa e a vergonhosa derrota por 3x0 para a Portuguesa, no Canindé. O que se viu na capital paulista foi o "gran finale" da passagem do ex-treinador Alviverde pelo clube: um time absolutamente desorganizado, com uma escalação, no mínimo, questionável, e substituições que não serviram para nada e não trouxeram qualquer efeito prático. Realmente a convivência com Marcelo Oliveira estava complicada e a melhor saída para o clube foi trocar o comando. Agora, é olhar para frente porque há 16 decisões para que o time consiga escapar do rebaixamento e acabar o mais rápido possível com este pesadelo.
Marquinhos Santos volta ao Coritiba após passagem pelas categorias de base da seleção Brasileira para trazer novas ideias. Conhecedor de grande parte do elenco, o treinador tem a sua merecida primeira chance no time profissional. Evidentemente que a situação na tabela poderia ser melhor, mas a torcida Coxa-Branca acredita muito na capacidade do jovem profissional e dará todo o apoio necessário para que ele consiga ajudar o Coritiba nesta árdua tarefa até o final da competição. Agora, mais do que nunca, a hora é de união dentro das quatro linhas, para que os jogadores consigam se livrar dos vícios de quase dois anos. Entretanto, a torcida exigirá comprometimento, raça e vontade dos atletas em todos os jogos, dentro e fora de casa, nos 90 minutos.
Em relação ao time, a grande novidade é a estreia do centroavante Deivid. Contratado para ser o homem-gol Coxa-Branca e resolver os problemas das chances desperdiçadas na frente, o atacante fará a primeira partida pelo Coritiba justamente contra o seu ex-clube. Outro que estará entre os relacionados e deve formar a dupla de ataque com Deivid é o peruano Raúl Ruidiaz, preterido por Marcelo Oliveira no jogo do Canindé. Na defesa, o suspenso Escudero é desfalque e Eltinho deve retornar à esquerda. Demerson e Luccas Claro devem formar a zaga, mas Rafael Bonfim corre por fora. Depois de amargar o banco de reservas, Ayrton deve retornar à direita. O meio deve ser formado por Willian, Chico, Rafinha e Éverton Ribeiro, mas Thiago Primão ainda pode surgir como novidade. Cheio de mistérios, este é o "novo" Coritiba, que tenta dar o primeiro passo para sair das últimas colocações.
Flamengo tenta se recuperar na competição para evitar problemas com a ZR
Localizado na metade da tabela de classificação, o Flamengo ainda não se preocupa com a questão do rebaixamento, mas deve abrir o olho. Depois de ensaiar uma recuperação, o rubro-negro carioca agora sofre com a falta de resultados e vai despencando. Sem vencer há quatro jogos, os jogadores já ligaram o sinal de alerta e buscam uma vitória em Curitiba para que o clube consiga retomar o seu caminho e ainda conseguir posições melhores. Fora de campo, o Flamengo está nas manchetes através do assunto "Adriano", que novamente virou pauta para a imprensa carioca após dar a sua primeira "escapada" depois de firmar um novo compromisso com o clube.
Em relação ao time, o técnico Dorival Júnior, que já sofreu na derrota por 1x0 para a Ponte Preta, no meio de semana, continua a conviver com desfalques. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o lateral Ramon está impossibilitado de atuar e deve ser substituído por Magal, que não vinha sendo relacionado pelo técnico flamenguista. Além dele, o zagueiro Marcos González e o volante Victor Cáceres estão defendendo as suas seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo e também estão fora. Thiago Medeiros e Amaral, que atuaram na última rodada, não agradaram e saem da equipe para as entradas de Airton e Muralha, respectivamente. Na frente, Negueba ganha a vaga de Liedson e forma dupla de ataque com Vágner Love.
Panoramas da partida
A situação do Coritiba na tabela não permite que o time pense em qualquer outro resultado que não seja a vitória diante do Flamengo, no Couto Pereira. Certamente, a estreia de Marquinhos Santos deve dar um combustível extra aos jogadores e espera-se que o time vá para cima do rubro-negro carioca desde o primeiro minuto, buscando os três pontos. Garra, comprometimento e vontade serão ingredientes fundamentais nesta partida para que o trabalho possa ser iniciado com um pouco mais de tranquilidade, aliviando a grande pressão por resultados. Além disso, o time deve estar ligado durante os 90 minutos, para evitar as repetitivas falhas de atenção.
Ofensivamente, a equipe deve abusar da velocidade no meio, principalmente com Rafinha, Éverton Ribeiro e Ruidiaz. Estes jogadores possuem todas as condições para se acertarem e devem criar ótimas jogadas. Na frente, Deivid terá a responsabilidade de colocar a bola para dentro. Sua experiência e sua técnica certamente o auxiliarão neste objetivo. O apoio pelas laterais será bastante importante, visto que Dorival Júnior certamente tentará travar as jogadas no meio. Com isso, Ayrton e Eltinho devem aparecer constantemente no ataque, criando jogadas de linha de fundo. Por fim, os lances de bola parada são ótimas alternativas.
Na parte defensiva, a grande preocupação Coxa-Branca deverá ser a com o atacante Vágner Love, que subiu muito de produção após a chegada de Dorival Júnior. Alimentado pela velocidade de Negueba, o atacante é muito perigoso na definição e faz com bastante eficiência o trabalho de pivô para as chegada dos homens de trás. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve controlar as chegadas surpresa de Ibson e as jogadas de Darío Botinelli que, além de criar jogadas de perigo no meio, também possui alto aproveitamento nas jogadas de bola parada. Por fim, é preciso tomar cuidado com as descidas pela direita de Leonardo Moura que, apesar de não passar por boa fase, segue como um jogador perigoso, que precisa ser bem marcado.
Apoio nas arquibancadas
De ânimo renovado, certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para acompanhar de perto as estreias no time e empurrar os jogadores rumo à uma vitória fundamental para o Alviverde em sua recuperação no Campeonato Brasileiro 2012. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá até o Alto da Glória para ajudar o seu clube de coração em mais esta disputa. O Coritiba precisa de sua energia para voltar a vencer e iniciar esta nova fase com o pé direito.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 23ª rodada
Coritiba x Flamengo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/09/2012, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson (Rafael Bonfim), Luccas Claro e Eltinho; Willian, Chico (Thiago Primão), Éverton Ribeiro e Rafinha; Raúl Ruidiaz e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Flamengo:
Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Airton e Magal; Muralha, Luiz Antônio, Ibson e Darío Botinelli; Negueba e Vágner Love.
Técnico: Dorival Júnior
Árbitro: Sandro Meira Ricci/PE (FIFA)
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS (FIFA)
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)