
CURIOSIDADE
O Coritiba está entre os líderes do Brasileirão 2004. Pena que não é na tabela de classificação, onde o time amarga a 18ª posição com 7 pontos, mas no quesito indisciplina. Até a 7ª rodada do campeonato, o Coxa foi a equipe que mais recebeu cartões amarelos. No total, os árbitros levantaram o amarelo 25 vezes para atletas do Glorioso.
Segundo levantamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Coritiba só fica atrás da Ponte Preta, de Campinas, no quesito indisciplina. Isto porque a equipe da Macaca recebeu mais cartões vermelhos que a do Verdão. Foram 3 expulsões da Ponte até a 7ª rodada do campeonato contra apenas uma (do zagueiro Vagner) do Glorioso. Até agora, os jogadores da Macaca receberam 19 cartões amarelos. Ou seja, o Coxa lidera com folga entre os times mais indisciplinados do campeonato.
Depois de Ponte e Coxa, vêm Paysandu (com 3 vermelhos e 17 amarelos), Santos (com 3 vermelhos e 16 amarelos) e Flamengo (com 2 vermelhos e 19 amarelos).
Entre os jogadores que mais receberam cartões amarelos do Verdão, figuram o volante Márcio Egídio, o zagueiro Miranda (foto) e o meia Rodrigo Batata. Todos receberam três cartões amarelos até agora. Egídio, é bom lembrar, está suspenso para a próxima partida contra o Palmeiras por receber o terceiro amarelo na partida contra o Galo mineiro.
Com base nestas informações, o site dos Coxan@utas procura explicações que esclareçam os péssimos índices atingidos pela equipe do Alto da Glória no quesito indisciplina até esta altura do campeonato. Afinal, quais as razões para o time de Antônio Lopes receber tantas punições neste Brasileirão? Os atletas do Glorioso são muito violentos e reclamões em campo? Ou está havendo algum tipo de perseguição por parte da arbitragem?
Com a palavra, o técnico Antônio Lopes e o elenco Alviverde, além da arbitragem brasileira.
O próximo confronto, contra o Palmeiras, neste sábado, em São Paulo, contrará com a arbitragem do gaúcho Leonardo Gaciba da Silva, um dos cinco juízes que mais aplicaram o cartão amarelo até agora no Brasileirão. Em cinco partidas que apitou, Gaciba distribuiu 21 amarelos. Motivo para mais preocupações no Alto da Glória.
Os árbitros que mais aplicaram amarelos na competição são: Wilson Luis Seneme (28), Paulo César de Oliveira (25), Heber Roberto Lopes (22) e Edílson Soares da Silva (21).
Eduardo Gomes Nunes
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)