
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Goiás se enfrentam neste sábado, 1, às 18h30, no estádio Serra Dourada, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de fazer um jogo morno diante do Bahia e trazer um ponto da "boa terra", o Coritiba agora tenta fechar a sua excursão pelo Brasil com mais três pontos, que fariam o Verdão encostar na ponta e seguir perto dos líderes. Pela frente, terá o Goiás que, após ter levado uma goleada acachapante do Cruzeiro na estreia, fez uma boa partida diante do Corinthians na última rodada, mas não conseguiu vencer e segue na parte de baixo da tabela
Morno em Pituaçu, Coxa quer subir o nível para vencer
Na última quarta-feira, 29, o Verdão foi até Salvador e, em um jogo de baixo nível técnico, não conseguiu sair do 0x0 diante da fraca equipe do Bahia, que atravessa série crise com sua torcida. O grande retrato disso foi a baixíssima presença de público nas arquibancadas, algo pouco comum nos estádios do Nordeste. Em relação à partida, poucas chances foram criadas e, embora tivesse um pênalti escandaloso negligenciado pela arbitragem na primeira etapa, a verdade é que o Coritiba acabou não fazendo por merecer a vitória. De qualquer forma, um ponto longe de casa, ainda mais neste começo de competição, não pode ser desprezado.
O resultado deixou o Coritiba em uma boa sexta posição no fechamento da rodada e, agora, o desafio é em Goiânia. Uma vitória nesta segunda partida da série seria bastante importante para que o Verdão continuasse firme em seu objetivo de fazer uma boa campanha até a parada para a Copa das Confederações. Entretanto, o time precisa demonstrar muito mais vontade e determinação dentro das quatro linhas em comparação ao jogo diante do Bahia. A postura passiva e conservadora deve ser substituída por mais agressividade para que chances sejam criadas. Assim como o Tricolor baiano, o Goiás também jogará pressionado pela necessidade da vitória e o Coritiba precisa saber tirar proveito disso.
Em relação à equipe que encara o adversário goiano, Marquinhos Santos novamente não terá problemas e poderá repetir a escalação das duas primeiras rodadas. A grande novidade poderia ser a volta de Rafinha mas o jogador ficou em Curitiba realizando trabalhos de recuperação física e fics à disposição do treinador Alviverde apenas para a próxima rodada. Caso o meia possa realmente atuar, Geraldo deve retornar ao banco de reservas. Robinho, que não foi bem em Pituaçu, recebe mais uma chance entre os titulares. No restante, a equipe será a mesma que trouxe um ponto do Nordeste.
Goiás busca sua primeira vitória para sair da rabeira
Campeão da série B no ano passado e vencedor do Campeonato Goiano após uma disputada final com o Atlético-GO, quando conseguiu o gol do título após os 40 minutos do segundo tempo, o Goiás voltou à elite do Brasileirão tomando duas verdadeiras duchas de água fria. Na estreia, a equipe não se encontrou e levou uma sonora goleada de 5x0 do Cruzeiro. Já na segunda rodada, jogando melhor, o Goiás vencia o Corinthians até os minutos finais quando, em uma jogada estranha, Guilherme acabou empatando a partida para o time paulista e fez o Goiás permanecer entre os últimos colocados.
A situação na tabela obriga o Esmeraldino a sair para cima do Coritiba e tentar a vitória. O técnico Enderson Moreira sabe que os três pontos são fundamentais para que a sua equipe comece a dar uma resposta à torcida e saia da parte de baixo da tabela. O time que enfrenta o Coritiba deverá ser o mesmo da última rodada, inclusive com a presença de Renan no gol. Ele barrou o experiente Harlei, ídolo do clube, e segue como titular. O volante Amaral, que não atuou diante do Coritiba, segue em recuperação no Departamento Médico e dificilmente reunirá condições de jogo. Outro que preocupa é o lateral-direito Vítor, que vem sentindo dores musculares e pode ser poupado.
Panoramas da partida
As condições de jogo que o Coritiba enfrentará no Serra Dourada tendem a ser bastante semelhantes com aquelas de Pituaçu, na última quarta-feira. Novamente atuando em um estádio que não deverá receber grande público, o Coritiba enfrentará uma equipe pressionada pela vitória, que precisa dar uma resposta ao seu torcedor e sair da parte de baixo da tabela. Em um gramado de grandes dimensões como o de Goiânia, o time Alviverde precisará saber ocupar os espaços para, além de ser forte na marcação, sair em velocidade no contra-ataque para incomodar o gol de Renan. Além disso, será preciso demonstrar mais disposição e espírito de luta em comparação à última atuação.
Ofensivamente, o Coritiba precisará substituir o ritmo cadenciado e a lerdeza na transação para o campo de ataque por mais velocidade e dinamismo, principalmente no setor de meio-campo, onde Robinho e Alex não vêm fazendo boas atuações e, por consequência, têm criado poucas oportunidades de gol. Geraldo, pelos lados do campo, também terá papel fundamental nesta partida, visto que poderá explorar os espaços deixados pelos laterais adversários. Além disso, será preciso que Marquinhos Santos avance seus laterais para encurralar o Goiás e criar jogadas pelos lados do campo. Por fim, as jogadas de bola parada também devem ser aproveitadas.
Na parte defensiva, o Verdão precisará tomar cuidado com a dupla de ataque goiana, formada pelo experiente Araújo e pelo rápido Walter, que teve certo destaque em sua passagem pelo futebol português. O meia Hugo é o principal responsável pela criação do time Alviverde de Goiânia e também deve ser vigiado, Além destes destaques individuais, o Goiás também costuma equilibrar o seu jogo em cima dos avanços dos seus laterais, principalmente, Vítor, que tem liberdade para apoiar o ataque. Por fim, as jogadas aéreas devem ser controladas.
Mais uma vez, a torcida Coxa-Branca estará presente em uma partida longe de casa para empurrar os jogadores em busca de mais um bom resultado. Fechar esta breve excursão com quatro pontos na bagagem será excelente para as pretensões Alviverdes e é em busca deste objetivo que os atletas devem pisar no Serra Dourada. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Coritiba conquiste êxito em sua tentativa de pontuar.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 3ª rodada
Goiás x Coritiba
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 01/06/2013, sábado
Horário: 18h30
Goiás:
Renan; Vítor (Valmir Lucas), Ernando, Rodrigo e William Matheus; Dudu Cearense (Amaral), Thiago Mendes, Ramon e Hugo; Araújo e Walter.
Técnico: Enderson Moreira
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Dênis; Júnior Urso, Gil, Robinho e Alex; Geraldo e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Nielson Nogueira Dias/PE
Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva/PE
Assistente 2: Elan Vieira de Souza/PE
4º Árbitro: Cléber Vaz da Silva/GO
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)