
AVALIAÇÃO
Muito diferente dos jogos anteriores, o Coritiba foi até a Baixada para disputar o clássico AtleTiba e empatou por 2x2 com o A. Paranaense. Jogando com vontade e determinação, a equipe Coxa-Branca merecia uma sorte melhor na partida, visto que esteve sempre mais próxima da vitória, porém, em um lance em que o árbitro ficou com medo de apitar falta em João Paulo, acabou levando o empate.
Os primeiros minutos de jogo já davam mostras de um time diferente. Atento na marcação, o time Coxa-Branca sufocava o rival em seu próprio campo e já aos nove minutos Esquerdinha fazia o goleiro Wéverton trabalhar. Pouco tempo depois, não teve jeito. Marcos Aurélio errou um chute e acabou fazendo um assistência para Wellington Paulista, que entrou costurando a defesa rival e fez um belo gol, encobrindo o goleiro adversário. Entretanto, cinco minutos depois, Eduardo cruzou, Ytalo errou o chute e também acabou fazendo uma assistência para Walter, que fuzilou Bruno. Melhor no jogo, o Coritiba seguia criando chances. Aos 30, Esquerdinha apareceu livre na área e cabeceou muito perto do gol de Wéverton. Fim de um primeiro tempo eletrizante na Baixada.
Na segunda etapa, o Coritiba reduziu o ritmo e esperou uma oportunidade de encaixar o contra-ataque. Entretanto, logo aos cinco minutos, Luis Cáceres, que vinha muito bem no jogo, sentiu uma lesão e foi substituído por Hélder. Ao contrário do primeiro tempo, a partida só esquentou a partir dos 30 minutos. No minuto seguinte, Marcos Aurélio puxou um contra-ataque e serviu Ruy, que fuzilou Wéverton e marcou um belo gol.
Quando parecia que o Coritiba sairia da Baixada com uma brilhante vitória, veio empate. Após cobrança de lateral para a área, João Paulo tinha a bola dominada e aparentemente sofreu carga de Edigar Junio, que ficou cara a cara com Bruno e chutou forte. Sem esboçar qualquer reação, o fraco árbitro do Estado do Pará confirmou o gol. Já ao final da partida, Wellington Paulista acabou sendo expulso em um lance infantil, ao isolar a bola do gramado sem necessidade. Ainda deu tempo também para Norberto também ser expulso em um lance em que a bola estava morta. Final de jogo: um 2x2 que na classificação foi um mau resultado, mas que finalmente mostra uma reação do Coritiba no Campeonato Brasileiro.
Apesar dos três pontos não terem vindo, o Alviverde foi mais time e esteve muito mais próximo da vitória do que seu rival, mesmo jogando fora de casa. É exatamente isso que a torcida cobra: raça, determinação e vontade. Evidentemente que este time pode jogar mais do que vinha apresentando. Que este resultado sirva para inaugurar uma nova fase do Verdão no Brasileiro.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)