
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Figueirense se enfrentam neste domingo, 2, às 16h, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de desperdiçar uma grande chance de se aproximar do G-5 após perder para o Ceará, no último final de semana, o Verdão joga no Orlando Scarpelli para seguir alimentando o sonho de disputar a próxima Taça Libertadores e não se tornar apenas um figurante até o final do Brasileirão, jogando apenas para se manter na zona da Sulamericana. Pela frente, terá o Figueirense, que vem de uma bela vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro, e compartilha dos mesmos sonhos do Coritiba no nacional
Coxa tenta se manter vivo e sabe que só a vitória interessa
No último final de semana, o Verdão foi até o Nordeste brasileiro e desafiou o Ceará, no estádio Presidente Vargas. Após tomar um gol logo no início da partida, o time Alviverde colocou os seus nervos no lugar, chegou à igualdade ainda na primeira etapa e, quando era melhor na partida, acabou tomando um gol de bola parada do pentacampeão Edmílson, descendo para os vestiários em desvantagem. Logo no início da segunda etapa, entretanto, Bill colocou números iguais no marcador novamente. E mais uma vez, quando o Coxa parecia dominar, Marcelo Oliveira fez alterações muito infelizes no time e permitiu que o Ceará retomasse o controle do jogo, vencendo o compromisso por 3x2.
Apesar de não ter trazido consequências tão drásticas na classificação, o revés no Nordeste serviu para afastar o Coritiba do grupo dos clubes que se classificam para a próxima Taça Libertadores da América e permitiu que outras equipes, como o Figueirense, se aproximassem e alimentassem o mesmo sonho. Nesse sentido, apenas uma vitória em Santa Catarina fará com que este objetivo ainda seja possível. Caso contrário, o Verdão fará apenas número na competição e, inclusive, poderá utilizar os jogos restantes do Brasileirão para iniciar o planejamento para 2012, desde que não permita uma aproximação com a ZR. Sabendo disso, Marcelo Oliveira tem a obrigação de exigir o máximo de seus atletas.
Em relação ao time, a única alteração programada em relação ao time que atuou na última rodada é o retorno do meia Éverton Costa que, suspenso, não jogou no Nordeste. Ele volta na vaga de Anderson Aquino, enquanto Rafinha ainda continua em tratamento no DM Alviverde. Após reclamar seguidamente de dores no joelho, o volante Leandro Donizete passou a ser dúvida para a partida e, caso não possa atuar, será naturalmente substituído por Willian. Nas demais posições, a equipe será a mesma dos últimos jogos, inclusive com o zagueiro Luccas Claro, convocado para os Jogos Panamericanos, formando a defesa com Emerson.
Em situação parecida com a do Coritiba, Figueira também quer se permitir a sonhar
Depois de fazer um ótimo início de Brasileirão e sofrer com a instabilidade a partir da metade do primeiro turno, o Figueirense parece, aos poucos, recuperar a boa forma. Na décima colocação, a equipe catarinense vem fazendo bons jogos e desafiando times fortes no Brasileirão. Prova disso foi a importante vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro, por 3x2, no último final de semana, resultado que aproximou o Figueira do G-5. Sem perder há cinco jogos (sendo quatro empates), o Alvinegro quer manter o ritmo para tentar uma vaga na próxima competição continental.
Sobre o time, o técnico Jorginho fará diversas mudanças, algumas forçadas e outras técnicas. Machucados, o goleiro Wilson e os meias Elias e Fernandes estão fora. O mesmo acontece com o zagueiro Edson Silva, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, os volantes Túlio e Maicon retornam de suspensão e atuam normalmente. Na lateral esquerda, Juninho cede lugar a Hélder e fica como opção no banco de reservas. Sentindo dores desde o jogo em Santos, quando precisou ser substituído, o lateral direito Bruno é dúvida e será reavaliado momentos antes da partida.
Panoramas da partida
O jogo deste domingo, em Florianópolis, tem tudo para ser ainda mais difícil para o Verdão que o da semana passada, em Fortaleza. Lutando pelos mesmos objetivos que o Coritiba, o Figueirense deverá partir com força para cima do Alviverde e, da mesma forma que o Ceará, tentará fazer um gol logo no início do jogo para atuar de maneira mais tranquila. Em virtude disso, os comandados de Marcelo Oliveira devem demonstrar muita raça, vontade e determinação em busca do único resultado que manterá o Verdão vivo na luta pela Libertadores: a vitória.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca precisará mostrar mais criatividade no meio-campo para conseguir aproveitar suas jogadas. O meia Éverton Costa, que retorna ao time, ganhará uma função tática importante para, ao lado de Tcheco, conduzir o Verdão ao campo de ataque. Outro aspecto bastante importante no jogo é que o Coritiba deverá evitar ao máximo a perda de lances dentro da pequena área, recorrentes em jogos fora de casa. Por fim, Marcos Aurélio será um importante personagem, já que precisa voltar a ser aquele jogador envolvente do primeiro semestre para desequilibrar as partidas em favor do Verdão.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará vigiar de perto a atuação do meio-campo Maicon, que costumar "carimbar" a maioria das jogadas de ataque da equipe do Figueirense, distribuindo passes precisos e fazendo longos lançamentos quando necessário. Além dele, a defensiva Coxa-Branca precisará ficar atenta à dupla de ataque adversária, formada por Wellington Nem e Júlio César. Ambos atravessam ótima fase e seus espaços precisam ser reduzidos para que se evite surpresas. Por fim, é fundamental controlar as jogadas de bola aérea, principalmente do volante Ygor, que costuma aparecer de surpresa no ataque, criando boas chances.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará em bom número nas arquibancadas do estádio Orlando Scarpelli para empurrar os jogadores Alviverdes rumo a mais uma vitória no Campeonato Brasileiro. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que os atletas se dediquem ainda mais em busca de mais um triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 27ª rodada
Figueirense x Coritiba
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 02/10/2011, domingo
Horário: 16h
Figueirense:
Ricardo; Bruno, Roger Carvalho, João Paulo e Hélder; Ygor, Túlio, Maicon e Jean Deretti; Wellington Nem e Júlio César.
Técnico: Jorginho.
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Luccas Claro, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete (Willian), Léo Gago, Tcheco e Éverton Costa; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/SP (FIFA)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis/SP
Assistente 2: João Gomes Jacome/AC
4º Árbitro: Ronan Marques da Rosa/SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)