
RESULTADO
O Coritiba foi até São Paulo na noite deste sábado, 7, e quando muitos esperavam um resultado elástico a favor do virtual campeão brasileiro, o time comandado por Pachequinho surpreendeu com uma partida extremamente madura, em que esteve muito perto de sair do Itaquerão com um resultado fantástico, mas foi prejudicado pela arbitragem em lances cruciais e acabou perdendo para o Corinthians pelo placar de 2x1. Se este time jogar deste jeito, a luta continua já na semana que vem, diante do Goiás, no Serra Dourada.
O jogo começou da maneira que todos esperavam. Precisando da vitória para praticamente consolidar o título, o Corinthians partiu para cima do Coritiba e ensaiou uma pressão para cima do time Alviverde. Logo aos 12 minutos, Renato Augusto cruzou na área, Jádson desviou, Wilson fez excelente defesa, a bola voltou em Jádson e foi na trave. Dois minutos mais tarde, o primeiro lance polêmico. Edílson driblou Carlinhos, entrou na área e caiu. O juiz marcou pênalti para o time paulista. Jádson bateu e abriu o marcador. O Corinthians tinha o domínio do jogo, mas o Verdão, bastante ligado na partida, conseguia controlar o ímpeto do time adversário.
Apesar de uma breve desorganização, o time comandado por Pachequinho coseguiu se reequilibrar e voltou a ameaçar o Corinthians. Entretanto, a melhor chance do time paulista veio aos 35 minutos. Elias apareceu na cara de Wilson e bateu. O goleiro Alviverde fez mais uma estupenda defesa e evitou o segundo gol. Três minutos mais tarde, Negueba, o melhor do Verdão na partida, fez boa jogada pela direita e serviu Alan Santos, que bateu sem perigo à meta de Cássio. No final do primeiro tempo, um pênalti escandaloso não marcado para o Coritiba. Após escanteio, Leandro Silva desviou e a bola bateu na mão de Edílson. O lance foi na cara do fraquíssimo Dewson Fernando Freitas, que, provavelmente com medo do que poderia acontecer, ignorou a jogada. Final de um primeiro tempo em que o Coritiba se mostrava muito diferente dos últimos jogos.
O Coritiba voltou com tudo para a segunda etapa e empatou logo no primeiro minuto. Carlinhos cruzou e a bola passou por todo mundo, menos por Negueba. O meia-atacante fuzilou Cássio de pé direito e calou o Itaquerão. Um merecido empate para um time brioso. Cinco minutos mais tarde, Negueba fez excelente jogada pela direita e cruzou. A bola pegou um efeito incrível e acertou a trave direita de Cássio. Antes disso, Kléber havia perdido grande oportunidade dentro da área. Foram seis minutos mágicos do Coritiba, que dobrava o virtual campeão brasileiro dentro de sua casa. Recuperado do susto, o Corinthians criou duas grandes chances. Na primeira, Wilson salvou um chute de Malcom. Na segunda, Rafael Marques tirou a bola em cima da linha após Elias finalizar de letra.
O Coritiba conseguia suportar a pressão e tinha bons contra-ataques a seu favor. No melhor deles, aos 25 minutos, Henrique Almeida encontrou Thiago Lopes na área. O prata-da-casa demorou a finalizar e perdeu enorme oportunidade de virar a partida. Nervoso, o time paulista ia para frente de qualquer jeito e abria espaços para o Verdão, que não conseguia aproveitar os contra-ataques. No final do jogo, um injusto castigo. Aos 42 minutos, Edílson cruzou para a área, Danilo desviou de cabeça, Leandro Silva dormiu no lance e Lucca empurrou para as redes. Um resultado extremamente injusto para um time que, finalmente, mostrou brio, coragem e determinação. Final de jogo, 2x1 para o Corinthians, que se torna campeão brasileiro caso o Atlético/MG não vença o Figueirense neste domingo, 8.
A luta continua. É essa postura que a torcida Coxa-Branca espera. A nossa decisão é na próxima rodada, diante do Goiás. Se for para cair, que seja de pé, como hoje. O Coritiba é grande demais para acumular vexames em sua história.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)