
BRASILEIRÃO
O Coritiba iniciou sua mini-temporada longe do Alto da Glória com uma derrota para o Juventude. No meio de semana o Coxa volta a jogar fora de casa, desta vez no Rio de Janeiro contra Vasco da Gama.
A partida em Caxias do Sul começou melhor para o time da casa, que teve duas oportunidades logo no início do jogo. Numa jogada aos 6 minutos o zagueiro Índio cabeceou para boa defesa de Fernando. Minutos depois, em nova jogada do time da casa, o atacante do Juventude chutou para fora.
Na jogada seguinte, o meia Capixaba pasar para Tuta que bate no canto do goleiro, para espetular defesa do goleiro Eduardo. O Coxa ampliava seu domínio, quando aos 15 minutos o lateral Ricardinho fazer boa jogada no ataque.
Aos 31 minutos o atacante Alemão inicia nova investida Coxa, passando para Tuta que não finalizou bem.
O Coxa estava melhor na partida e aos 39 minutos novamente Alemão faz boa jogada, chutando forte, mas a bola bate pelo lado de fora do gol.
Mudanças na equipe e no placar
O segundo tempo começou com novidades no time. Lopes tirou Alemão para colocar André Nunes no ataque como companheiro de Tuta. Possivelmente o treinador do Coxa procurava uma jogada aérea para tentar o gol do Cori, pois tanto Tuta como André tem características de força e presença na grande área, diferentemente de Alemão, que tem maior mobilidade e velocidade.
O time da casa começou melhor o segundo tempo, procurando pressionar o Coxa no campo de defesa, mas o Coxa no contra-ataque buscava equilibrar a partida.
Aos 17 minutos o meia Cléber tentou o gol, chutando forte mas para fora, à esquerda do goleiro do Juventude.
Minutos depois o Coxa voltava a buscar o gol, desta vez com o lateral Rafael, que fintou o jogador do Juve e chutou forte quando poderia ter passado para Tuta, livre para marcar.
Ao 26 minutos o Coxa voltou ao ataque com o jovem André Nunes perder boa chance de gol.
O time da casa procurou equilibrar o jogo e numa cobrança de falta pela esquerda (indevidamente marcada pelo árbitro) o atacante Leonardo Manzi marca o gol de cabeça. Juve 1 x 0 Coxa.
Logo depois do gol do time da casa, o Coxa sofre uma expulsão: o lateral direito Rafael, que vinha fazendo um bom segundo tempo leva seu segundo cartão amarelo cometer uma falta e é expulso pelo árbitro mineiro.
Nos minutos finais o treinador Antônio Lopes resolveu trocar Cléber por Rodrigo Batatinha. A mudança trouxe novo ânimo ao Coxa, que voltou a atacar. Aos 43 minutos Tuta cabeceia para a defesa do goleiro, que espalma a bola. Na continuação do lance, Tuta novamente cabeceia
novamente, desta vez para uma defesa segura do goleiro caxiense.
No último lance da partida, o Coxa perde nova chance. Brum cobra o escanteio e Miranda tenta o gol, para defesa do goleiro do Juventude que evitou o gol de empate do Coxa.
Ao final do jogo o treinador do Coritiba voltou a lamentar as oportunidades perdidas e os gols sofridos com a bola parada "Mais uma vez tivemos chances para marcar e tomamos gol de bola parada", afirmou Lopes (foto/Arquivo) para a imprensa curitibana que acompanhou a partida.
Por telefone o integrante da equipe do site Coxan@utas, David Meira avaliou a partida: “Fizemos um bom primeiro tempo, para um confusa arbitragem. Perdemos muitos gols e a mudança de Lopes trocando Alemão por André não surtiu efeito esperado. O gol do time da casa foi originário de uma marcação equivocada do árbitro”.
A viagem continua
O Coritiba não terá muito tempo para trabalhar para a próxima partida que ocorrerá na quarta-feira no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama que venceu o clássico contra seu maior rival, o Flamengo (1x0, gol de Petkovic, cobrando pênalti).
O Vice-Presidente Domingos Moro que acompanhou a primeira partida da decisão da Copa Tribuna (Iraty 2x2 Coritiba) viajará para o Rio de Janeiro onde acompanhará a delegação coritibana até a partida contra o time cruzmaltino.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)