
Série B
No próximo domingo, o Coritiba inicia sua caminhada no returno da Série B contra a Ponte Preta, no Couto Pereira. Após uma primeira metade de campeonato extremamente frustrante, o time alviverde precisa melhorar significativamente seu rendimento para ainda sonhar com o acesso à Série A do futebol brasileiro.
Segundo projeções atuais da UFMG, o clube que atingir 60 pontos terá 90% de chances de conquistar o acesso. No entanto, o Coritiba ainda está bem distante dessa marca.
Com 23 pontos ao final da primeira metade da Série B, o Coritiba precisa conquistar 37 dos 57 pontos que ainda restam para disputar. Para que isso aconteça, o time precisa ter um aproveitamento de 64,91% no returno, superior ao que o líder Santos teve no primeiro turno. Em 19 partidas, o time santista conquistou 34 pontos, com aproveitamento de 59,65%.
Considerando que o aproveitamento no primeiro turno foi de apenas 40,35%, o Verdão precisa melhorar muito para brigar pelo acesso.
O grande problema é que, com o elenco atual, dificilmente isso acontecerá. Até o momento, a diretoria alviverde não conseguiu reforçar o time com jogadores que tragam mais expectativas aos torcedores do que os dois que chegaram até agora.
O primeiro a chegar foi o atacante equatoriano Eryc Castillo, porém, seus números na passagem pelo seu último clube, o Vitória/BA, não animam. Relacionado para os dois últimos jogos, o atacante ainda não entrou em campo com a camisa alviverde.
O segundo jogador a chegar foi o atacante Júnior Brumado, que ainda não foi relacionado para aprimorar suas condições físicas, mas isso deve acontecer no jogo contra a Ponte Preta. O problema é que seus números também não empolgam. Nas duas últimas temporadas, o centroavante entrou em campo 41 vezes e marcou apenas 5 gols.
Com a inércia na contratação de novos reforços e o que vimos em campo até aqui, fica difícil acreditar que o Coritiba conseguirá atingir a meta de 37 pontos nos dezenove jogos que restam na Série B.
E você, acredita que o Verdão ainda pode lutar pelo acesso?
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)