
BRASILEIRÃO
O Coritiba chega a Belo Horizonte neste sábado (03) sonhando em carimbar a faixa do atual campeão brasileiro e levar três pontos para o Alto da Glória. E para surpreender o Cruzeiro neste domingo (04), às 18h, no Mineirão, o Glorioso apresenta pelo menos duas estréias no Brasileirão 2004. O meia Cléber, recém-contratado da Ulbra – vice-campeã gaúcha deste ano, e o atacante Alemão, que impressionou o técnico Antônio Lopes durante um jogo-treino entre o Coxa e o Prudentópolis – onde o atleta atuava, vão envergar a camisa verde e branca pela primeira vez contra a Raposa.
Na ingrata 19ª posição da tabela, o Glorioso precisa de um bom resultado contra o atual campeão brasileiro para escapar da zona do rebaixamento e engrenar na competição. O Coritiba não perde há três rodadas (1 a 0 sobre o São Caetano; 1 a 1 com o Grêmio e 1 a 1 com o Paraná Clube), mas ainda não convenceu sua exigente torcida neste Brasileirão.
Contra o Cruzeiro, a equipe de Lopes sofreu três importantes desfalques. O zagueiro Reginaldo Nascimento – capitão do time, o volante Capixaba e o atacante Luis Mário estão suspensos. Nascimento e Luis Mário levaram o terceiro cartão amarelo, enquanto Capixaba foi expulso durante o clássico paranaense.
No decorrer da semana, o treinador coxa-branca fez uma série de testes na equipe, mas ainda não confirmou os 11 jogadores que vão enfrentar a Raposa. O provável time que entra em campo deverá contar com Fernando; Rafael, Miranda, Vagner e Ricardinho; Ataliba, Roberto Brum, Rodrigo Batata (ou Fávaro) e Cléber; Alemão e Tuta. Um time diferente do que vinha atuando na competição.
A vaga deixada por Nascimento deve ser preenchida por Vagner. Mas, nos treinos, Lopes chegou a testar Alexandre, outro que também não estreou no Brasileirão. Na lateral-esquerda, o técnico acabou decidindo por Ricardinho (foto), pois Lira contundiu-se no treino de sexta-feira. A dúvida está no meio-de-campo, entre Rodrigo Batata e Alexandre Fávaro.
Já o substituto de Luis Mário foi confirmado logo no início da semana. Alemão, de 20 anos, que faz sua estréia no campeonato com a camisa do Verdão ao lado do gaúcho Cléber, mostrou muita disposição durante os treinos e convenceu Antônio Lopes. Alemão tem uma grande oportunidade na carreira, uma vez que Luis Mário deve confirmar neste fim de semana sua transferência para o futebol português.
O Papa Léguas recebeu uma oferta tentadora do Vitória de Guimarães e está de malas prontas para deixar o Alto da Glória. Com isso, crescem as chances de Alemão – se atender às expectativas – fixar-se na equipe. Além de Luis Mário, o zagueiro Danilo também foi sondado pelo futebol lusitano. No início da semana, Danilo confirmou a negociação e apresentou-se ao Acadêmica de Coimbra.
É assim, em meio às sondagens internacionais e novas experiências no time que o Coxa encara o atual campeão brasileiro no Mineirão. A expectativa de que o time possa surpreender a Raposa em seus domínios existe, mas também há os que acreditam que um empate não será um mau resultado.
O adversário
Jogando em casa, diante de sua torcida, o Cruzeiro promete partir para cima do Coritiba neste domingo, no Mineirão. Uma das armas do técnico Émerson Leão para superar a zaga alviverde no Mineirão será o ex-Coxa Lima. “Será importante para mim, principalmente porque vou enfrentar o time que me revelou”, disse o atacante, que vai fazer dupla com Guilherme no ataque da Raposa.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)