Brasileirão 2023
Por: Ricardo Honório
O Coritiba volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Cruzeiro, e mais uma vez o técnico Thiago Kosloski terá desfalques para escalar a sua equipe.O zagueiro Henrique e o atacante Alef Manga, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, não estarão disponíveis para a partida contra o clube mineiro.
Em compensação, o Coritiba terá retornos importantes e a possibilidade de estreias nesta partida. Ausentes da vitória sobre o América/MG, o goleiro Gabriel, o zagueiro Thiago Dombroski e os volantes Andrey e Matheus Bianqui estão à disposição do treinador alviverde.
MUDANÇA DE ESQUEMA TÁTICO?
Com o desfalque de Alef Manga, o técnico Thiago Kosloski pode manter a formação com três atacantes ou então, optar por uma formação mais cautelosa, povoando a meia-cancha com três volantes para fazer companhia a Marcelino Moreno.
4-3-3
Nas duas partidas sob o seu comando, Thiago Kosloski armou a equipe com três atacantes, com Alef Manga e Robson pelos lados, e Zé Roberto, contra o Goiás, e Rodrigo Pinho, contra o América/MG, atuando centralizados.
Com a ausência de Alef Manga, as opções são os meninos da base Kaio César, Ruan Assis e Lucas Ronier, caso o técnico Thiago Kosloski queira simplesmente substituir um atacante de lado por outro lado.
Uma opção menos viável seria a utilização desde o início do recém-contratado Maurício Garcez, mas como o jogador chegou apenas no domingo, é provável que fique apenas como opção no banco de reservas.
Outra opção é o aproveitamento do atacante Edu, mas além de ser provável que seja utilizado apenas na segunda etapa, o jogador atua mais centralizado, sendo mais uma opção para o lugar de Rodrigo Pinho do que Alef Manga.
4-4-2
Povoar a meia-cancha com quatro jogadores parece ser a opção mais provável para esta partida, não só por enfrentar fora de casa um adversário que vem fazendo um campeonato melhor do que o esperado, como pelas opções que possui.
A boa estreia de Fransérgio e os retornos de Andrey e Matheus Bianqui dão ao técnico Thiago Kosloski uma opção diferente do que vinha utilizando até aqui. E pela necessidade de fortalecer a marcação, a possibilidade de escalar três volantes na meia-cancha não deve ser descartada.
O treinador alviverde pode utilizar um triângulo com Andrey, Bruno Gomes e Fransérgio, dando mais liberdade para Marcelino Moreno se juntar ao ataque, que seria formado por Róbson e Rodrigo Pinho.
Como Fransérgio tem como característica a chegada à área adversária, o ataque alviverde não seria prejudicado pela falta de um atacante e ainda ganharia em estatura e marcação, características importantes, principalmente em partidas disputadas fora de casa.
Outra opção seria a entrada de Matheus Bianqui no lugar de Andrey, o que aumentaria a estatura do time, mas talvez perdesse um pouco em mobilidade.
QUAL SUA OPINIÃO?
E para você, torcedor Coxa-Branca. Qual a melhor opção para o jogo contra o Cruzeiro?
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)