
NOVIDADE
Após falar, desde o início do ano, que buscava alternativas para o calendário do futebol brasileiro em relação aos deficitários campeonatos Estaduais, nesta quinta-feira, 16, o Coritiba recebeu diversas lideranças dos clubes do Sul e Sudeste do país em um encontro realizado no Hotel Bourbon, no Centro.
Além do Verdão, representando pelo presidente Rogério Bacellar e pelo vice-presidente André Macias, estiveram presentes na reunião representantes de A. Paranaense, Cruzeiro, Atlético/MG e o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho. Além deles, o evento contou com a participação dos presidentes de Flamengo e Fluminense, que se empolgaram bastante com a ideia da competição e vieram saber mais detalhes.
O presidente Alviverde, Rogério Bacellar explicou a iniciativa: "Resolvemos coordenar esse trabalho, convidando todos para discutir uma nova possibilidade. O que queremos é que os clubes sejam melhor remunerados e que a torcida ganhe melhores espetáculos", disse, em entrevista reproduzida pelo site oficial do clube.
O vice-presidente André Macias (que foi quem apresentou o projeto), revelou mais detalhes da possível competição: "Tivemos a iniciativa de buscar entendimentos com clubes, CBF e a própria Rede Globo para buscar uma solução de melhores condições financeiras para todos. Trata-se de um produto novo, moderno, que vai nos preparar para o Brasileiro e nos dar um retorno financeiro, não só com TV, mas com ingressos e outras propriedades", continuou.
De acordo com a proposta apresentada, a competição seria disputada em 16 datas, nos moldes da UEFA Champions League. Desta forma, o campeonato teria uma 1ª fase, seguida quartas-de-final, semifinais e final em jogo único.
Uma das equipes brasileiras que mais procura alternativas para o calendário nacional, o Flamengo, através de seu presidente Eduardo Bandeira de Mello, aprovou a iniciativa: "A ideia é de planejar alguma iniciativa para o primeiro semestre de 2016. O trabalho começa hoje e deve ser intensificado para ser bem estruturado. O Flamengo e Fluminense vêm essa competição como uma possibilidade que se apresenta hoje passa a ser mais um elemento que os clubes têm para o futuro, para a próxima temporada", afirmou.
Já o presidente da Federação Catarinense (que também ocupa um cargo de importância na CBF) fez uma previsão bastante otimista: "Temos certeza que a nossa copa Sul-Minas vai ser o grande evento do futebol brasileiro que vai se iniciar", afirmou Delfim Peixoto.
Ainda de acordo com o site oficial do clube, a próxima reunião a respeito da nova competição deverá acontecer no próximo dia 24 de julho, em Balneário Camboriú.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)