
BRASILEIRÃO
Jogando desfalcado de seis jogadores titulares (Adriano, Ari, Luis Mário, Tuta, Rodrigo e Miranda) e dois reservas imediatos (Ricardinho e Lira) o jovem time do Coritiba arrancou um empate contra a Ponte Preta, em Campinas.
O resultado final de 0x0 acabou por ser justo e deixou o Coxa na 16ª colocação, com 7 pontos conquistados. No próximo final de semana o Coxa jogará contra o Galo, no Couto Pereira.
Antes mesmo de iniciar a partida o técnico Antônio Lopes teve que alterar parte de seus planos táticos. Fortemente gripado o lateral esquerdo Ricardinho acabou sendo substituído por Rafael, ex-juniores.
Com apenas 18 anos e em seu primeiro jogo no elenco profissional, Rafinha como é carinhosamente chamado teve um desempenho destacado, chegando a ser considerado pela imprensa como um dos destaques da partida.
Segundo a análise da maioria das rádios curitibanas que trabalharam em Campinas, o Coritiba teve um melhor primeiro tempo que o seu adversário paulista. André Nunes teve novamente uma atuação mais voltada a manter os altos zagueiros da Ponte em seu campo de defesa. André teve poucas chances ofensivas devido à falta de cruzamentos pelo alto.
Já o novo atacante Josafá, que pela primeira vez iniciava uma partida pelo Coritiba, foi melhor nas assistências. Josafá tem características de meio campo ofensivo, como os antigos pontas-de-lança, do que como atacante.
A primeira chance de gol ocorreu para o Coritiba, logo aos 4 minutos. André Nunes chutou forte para a defesa parcial do goleiro Lauro, que espalmou a bola. Josafá pegou o rebote mas chutou para fora.
A dupla André e Josafá fez nova jogada aos 15 minutos. Numa tabela com Josafá, André concluí em direção ao gol, mas a bola foi tirada pelo zagueiro campineiro.
Aos 28 minutos o lateral Jucemar.chutou forte para grande defesa do goleiro da Ponte.
O Coxa continuava melhor na partida e teve nova oportunidade aos 34 minutos. O centroavante André ficou de frente para o gol mas não teve domínio, perdendo grande chance para o Verdão abrir o placar.
Logo após a chance do Coxa, a Ponte teve sua primeira oportunidade para marcar. Numa cobrança de escanteio, aos 32 minutos, a bola caiu nos pés de Alexandre que chutou forte,com a bola batendo na trave.
Aos 38 minutos, Terrão, o melhor da Ponte Preta, chutou forte de fora de área para grande defesa do goleiro Fernando.
Aos 40, numa cobrança de escanteio, novo ataque campineiro, desta vez com o atacante Anselmo que aproveitou o descuido dos zagueiros do Coxa e chutou forte para nova defesa do goleiro Fernando.
No intervalo o treinador Coxa colocou Bruno no lugar de André e o treinador da Macaca colocou Flávio Guilherme no lugar de Anselmo.
O segundo tempo foi marcado pelo domínio do time local. A Ponte teve aos 05 minutos Vander cruzou e o lateral esquerdo Rafael afastou a bola da área.
Aos 11 minutos Egídio afastou um cabeceio de Weldon, em nova jogada ofensiva da Ponte.
Para diminuir o ímpeto dos campineiros, o treinador do Coxa substitui Rafael por Ricardinho e Igor por Cacique (foto).
Com as alterações do Coxa, o jogo ficou mais equilibrado. A Ponte teve nova chance apenas aos 31 minutos, num chute de Romeu.
A última chance do Coxa ocorreu no final do jogo, num contra-ataque com Josafá, que perdeu um gol frente a frente com o goleiro Lauro. Eram 45 minutos do segundo tempo e Josafá acabou chutando a bola para fora.
O Coritiba jogou com Fernando; Jucemar, Danilo, Nascimento e Rafinha (Ricardinho); Egídio, Ataliba, Capixaba e Igor (Cacique); Josafá e André Nunes (Bruno).
Foto: arquivo Coxan@utas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)