
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam neste domingo, 21, às 16h, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de vencer mais um AtleTiba (apesar da má atuação e dos sustos levados principalmente no segundo tempo), o Coritiba tenta buscar a primeira vitória "na estrada" para se manter invicto e continuar liderando a competição. Pela frente, terá o Santos, que ainda tenta se reconstruir após a saída de Neymar mas que, desde que resolveu apostar na base, vem colhendo bons resultados e avançando na classificação
Jogadores se fecham para buscar a vitória em Santos e abrir vantagem na ponta
No último final de semana, o Coritiba recebeu o A. Paranaense, no Couto Pereira e, apesar do resultado ter sido mais uma vez favorável ao Verdão no maior clássico do Estado, o Alviverde penou para conquistar a vitória. Depois de ter sido "amarrado" no primeiro tempo pela força defensiva do rival, que apresentou quatro volantes no gramado, o Coritiba encontrou o seu gol no segundo tempo em uma brilhante jogada de Alex concluída pelo angolano Geraldo (que marcou o seu quarto gol em AtleTibas). A partir deste momento, o Verdão tomou conta da partida e até poderia ter definido o jogo, mas acabou se encolhendo no campo de defesa no final e, aos 45 minutos do segundo tempo, viu Vanderlei contar com a baixa qualidade técnica do centroavante Marcão e fazer uma defesa espetacular, garantindo o resultado, a soma de mais três pontos e a liderança isolada.
Apesar da alegria da vitória no clássico, a manutenção da liderança e da invencibilidade, ficou claro que o Verdão apresentou muitos problemas para superar uma equipe bastante limitada tecnicamente e que optou apenas por se defender. Pior que isso, em vários momentos do jogo, correu sérios riscos de levar o gol de empate em desatenções da defesa. Obviamente, os adversários terão nível mais elevado daqui para frente e dificilmente irão perdoar tais erros. Sabendo disso, Marquinhos Santos buscou conversar com seus atletas para corrigir as deficiências e buscar um bom resultado diante do Peixe.
Em relação ao time, o técnico Coxa-Branca não deverá fazer grandes alterações. A única grande mudança da equipe será no meio-campo. Éverton Costa não aproveitou muito bem a sua chance no clássico e será sacado do time titular. Gil e Geraldo brigam pelo seu lugar. A opção de Marquinhos Santos definirá se o Verdão terá uma postura mais defensiva ou ofensiva na Vila Belmiro. Na esquerda, o argentino Raul Iberbia foi regularizado, treinou muito bem durante a semana em apesar de ser pouco provável, pode aparecer no lugar de Diogo Goiano. Nas demais posições, Marquinhos Santos repete a escalação e aposta no conjunto para colher um bom resultado.
Em franca recuperação, Santos aposta na juventude para continuar vencendo
Após ter sofrido um breve período de ressaca com a confirmação da saída de Neymar para o Barcelona e da demissão de Muricy Ramalho, o Santos foi ao mercado atrás de soluções imediatas, mas somente conseguiu resultados positivos quando resolveu olhar para a sua base. De lá, resgatou o técnico Claudinei Oliveira, campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e, com ele, alguns jovens jogadores que devolveram a consistência do Alvinegro praiano. A partir disso, o Santos encaixou uma sequência de três vitórias consecutivas, saltou para a oitava colocação na tabela e voltou a adquirir o respeito dos seus adversários.
Apesar de ainda ser considerado um interino, Claudinei Oliveira vem se solidificando cada vez mais na condição de treinador e afasta a possibilidade da contratação de um técnico renomado para substituí-lo. Em relação ao time que encara o Coritiba, apesar de ganhar mais opções após a regularização dos laterais Cicinho e Eugenio Mena, o jovem treinador não vê motivos para alterar a sua equipe e deve repetir o time que goleou a Portuguesa, na última rodada, por 4x1, com a intenção de quebrar a invencibilidade do líder e encaixar mais uma vitória à sequência positiva.
Panoramas da partida
O jogo diante do Santos certamente será mais complicado do que as outras partidas longe de casa que o Verdão encarou até aqui. Diante de um time jovem e bastante empolgado com a recuperação que apresenta na tabela, o Verdão precisará ter bastante sabedoria para controlar as investidas do Alvinegro praiano no início do jogo e para aproveitar os contra-ataques que deverão surgir. Será mais uma grande prova da real capacidade do time de Marquinhos Santos em superar desafios. Assim, raça, determinação e coragem não poderão faltar durante os 90 minutos.
Ofensivamente, serão dois cenários distintos que passam obrigatoriamente pela opção de Marquinhos Santos por Gil ou Geraldo. Na primeira hipótese, o Verdão será mais cauteloso, com mais volume na marcação, mas poderia ter mais liberdade para a criação no meio, com Bottinelli e Robinho. Caso o angolano atue como titular, o Coritiba teria mais força e velocidade nos contra-ataques, porém, Robinho e Bottinelli teriam que dar mais atenção à marcação. À parte disso, Alex seguirá comandando a equipe dentro de campo e será uma grande arma nas jogadas de bola parada. No banco, novamente Keirrison, que costuma dar bastante sorte contra o Santos, estará pronto para fazer a sua estreia.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar bastante cuidado com a dupla criativa do meio-campo santista. Cícero e Montillo vêm fazendo boas atuações e carregam o Peixe ao campo de ataque. Ambos são muito habilidosos e aparecem constantemente na referência, ao lado de William José, para concluir a gol. Além deles, a defensiva Coxa-Branca precisará ficar de olho bastante aberto com o garoto Neílton. Apontado como o "substituto de Neymar", o jogador de 19 anos vem se destacando pela sua habilidade e grande poder de finalização e já chama a atenção de grandes clubes, como o Tottenham.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas da Vila Belmiro para empurrar o Coritiba em busca de mais uma vitória na competição para que a invencibilidade e a liderança sejam mantidas por mais uma rodada. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, milhares de Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas para que mais três pontos sejam conquistados.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 8ª rodada
Santos x Coritiba
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: 21/07/2013, domingo
Horário: 16h
Santos:
Aranha; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Alan Santos, Leandrinho, Cícero e Walter Montillo; Neílton e William José.
Técnico: Claudinei Oliveira
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano (Raúl Iberbia); Júnior Urso, Gil (Geraldo), Robinho, Alex e Darío Bottinelli; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS
Assistente 1: Marcelo Bertanha Barison/RS
Assistente 2: José Eduardo Calza/RS
4º Árbitro: Leandro Bizzio Marinho/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)