

Pós-jogo
O Coritiba venceu a Ponte Preta por 2 a 0 em partida realizada na noite desta terça (17), no Couto Pereira pela décima-nona rodada, a última do primeiro turno. Com o resultado, o Verdão termina como campeão do turno.
O Coxa começou bem a partida impondo seu jogo, enquanto a Ponte Preta ficava no campo de defesa. Logo no início de jogo, Val experimentou uma pancada de fora da área, o goleiro Ivan falhou e o Verdão abriu o placar. O Coritiba tinha o controle do jogo, o adversário tentava nos contra-ataques tendo apenas uma oportunidade com Rodrigão.
Após o ímpeto inicial, o Coxa se contentou com a vantagem e não forçou mais jogadas ofensivas, algo que vem ocorrendo durante toda a temporada quando o Coritiba faz um gol e fica mais reativo. A Ponte insistia muito em bolas aéreas, mas a dupla Henrique e Castán, estavam atentos.
O Verdão tentou duas vezes com Val de fora da área, uma por cima da meta e outra para a defesa do goleiro Ivan.
No segundo tempo, o Coritiba voltou fechado, bastante recuado. A Ponte foi para cima, sempre buscando a referência de Rodrigão. Os contra-ataques alviverdes não eram eficientes até a metade da segunda etapa. Buscando velocidade, Morínigo colocou no jogo Rafinha e Gui Azevedo, nas vagas de Robinho e Léo Gamalho, respectivamente.
Com isso, Waguinho jogava centralizado numa espécie de falso 9. Rafinha entrou bem no jogo deu mobilidade, aos 24, após boa jogada de Igor Paixão que encontrou Waguininho que recebeu deslocou o goleiro e finalizou na saída do goleiro Ivan para ampliar para o Verdão.
Depois do gol, o Coritiba jogou com mais tranquilidade e a Ponte não tinha mais forças para levar perigo ao gol de Wilson. Morínigo ainda trocou Igor Paixão por Igor. Cadenciando mais o jogo e trocando passes, assim o Verdão foi nos minutos finais do jogo. Aos 45, Luizão entrou na vaga de Waguininho, foi a estreia do Piá do Couto. O Coxa fecha o turno como campeão com 36 pontos.
Na abertura do returno, visita o Avaí em Florianópolis, nessa partida a Série B vai contar com o VAR pela primeira vez.
Ficha técnica
Coritiba 2 x 0 Ponte Preta
Décima-nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
17/08/2021
Estádio Couto Pereira, em Curitiba/PR
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli/MG
Assistente 1: Ricardo Junio de Souza/MG
Assistente 2: Frederico Soares Vilarinho/MG
Gols: Val 9/1T e Waguininho 24/2T
Cartões: Guilherme Biro (Coritiba); Kevin (Ponte Preta)
Coritiba: Wilson, Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; William Farias, Val e Robinho (Rafinha); Waguininho (Luizão), Léo Gamalho (Gui Azevedo) e Igor Paixão (Igor).
Técnico: Gustavo Morínigo
Ponte Preta: Ivan, Felipe Albuquerque (Kevin), Thiago Lopes, Cleylton e Rafael Santos; Marcos Júnior (Léo Naldi), Vini Locatelli e Fessin (Camilo); Niltinho (Iago), Moisés e Rodrigão (João Veras).
Técnico: Gilson Kleina
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)