
AVALIAÇÃO
O Coritiba começou o campeonato brasileiro com 3 vitórias e 3 derrotas, jogando três partidas fora de casa (Fortaleza, São Paulo e Fluminense) e vencendo duas , mas em compensação jogou três partidas em casa (Santos, Palmeiras e Juventude) e perdeu duas, onde fora de casa mostrou que poderá ter uma das melhores campanhas, diferente do que está acontecendo em seus domínios.
Os adversários que o Coritiba jogou até a sexta rodada foram um Fortaleza motivado pela volta à 1ª divisão, um Santos que é considerado o atual melhor time do futebol brasileiro, um Palmeiras com toda a sua tradição e com um técnico que conhece como ninguém o atual Coritiba, um São Paulo campeão Paulista e candidato ao título da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, um Fluminense atual campeão carioca, finalista da Copa do Brasil e com boa campanha no início do Brasileirão e o Juventude, único time invicto do campeonato até agora, muito bem treinado pelo ex-Coritiba, Ivo Wortmann.
O Coritiba enfrentou essas equipes em igualdade de condições, sofrendo duas derrotas injustas (Santos e São Paulo) e uma merecida (Juventude) pelo belo trabalho feito pelo técnico do adversário no intervalo de jogo, onde com uma alteração ganhou o meio campo e conseqüentemente o jogo. O Coritiba possui uma equipe em condições de arrebatar uma vaga na Libertadores e quem sabe um título nacional e para isso a sua torcida tem que continuar apoiando como tem feito até agora, tornando a equipe alviverde aquela que tem a melhor média de arrecadação até a sexta rodada.
Jogo Vasco x Coritiba, São Januário, 12/06/2005 – 18h10
A equipe do Vasco da Gama é dirigida atualmente pelo emergente Dário Lourenço, técnico finalista do Campeonato Carioca 2005 pelo Volta Redonda.
O Vasco jogará em seus domínios (Estádio São Januário) local da selvageria cometida contra os jogadores do Coritiba em 2003, com apenas um desfalque certo até a presente data, o meio campista português Dominguez, que até agora não justificou a sua contratação.
O técnico vascaíno que tinha treinado semana passada inteira em um esquema com três atacantes, depois do amistoso no domingo contra o Bonsucesso, desistiu desta formação, pois ficaria com um time muito desguarnecido no seu meio campo, dificultando os trabalhos para a sua retaguarda defensiva, voltando assim ao esquema 4x4x2.
O goleiro do time carioca é o inexperiente Erivélton, jogador revelado pelo Americano de Campos, que está tendo a primeira oportunidade em um time da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, jogador este que está sendo muito bem falado pela crônica carioca.
A defesa do time carioca é composta pelo lateral direito Thiago Maciel, vindo dos juniores, bom no apoio, na lateral esquerda joga Maciel que veio do Volta Redonda, lateral bastante ofensivo; no meio da zaga jogam Alemão, vindo do Volta Redonda e considerado o melhor zagueiro do Campeonato Carioca, jogador muito bom nas bolas aéreas, e o seu companheiro é o jogador Ciro, vindo do Americano de Campos, que se recupera de um grave problema de saúde.
O meio campo será formado por quatro jogadores, o cabeça de área Yves, considerado a maior revelação do clube neste ano, um volante com bom passe e grande visão de jogo. O segundo volante é outra revelação vascaína, o jovem Coutinho, jogador com boa pegada e bom chute de fora da área, os meias são Abedi, jogador que passou pelo Coritiba na época de Ivo Wortmann e Teti jogador que estava na Cabofriense mas que já passou pelo Botafogo.
A comissão de frente vascaína é onde reside o maior perigo para o Coxa, já que conta com o atacante Alex Dias em ótima fase e o veterano, mas sempre goleador Romário, que em São Januário cresce em seu futebol.
Fazem parte do elenco vascaíno ainda os jogadores Jorginho Paulista (ex-São Paulo e Botafogo), Alain Delon (ex-Vitória que está em disponibilidade), jogador que cairia como uma luva no Coritiba, Robson Luiz (ex-Vitória e futebol japonês), Marco Brito (ex-Fluminense e Coritiba) e Leozinho (revelação do Sport Recife).
O melhor caminho para o Coritiba vencer a partida será entrar no mesmo sistema do Vasco num 4x4x2 com dois zagueiros de ofício e não apenas um, no caso Nascimento, pois com quatro jogadores na meia cancha (Nascimento, Capixaba, Marquinhos, Jackson) a tendência natural será a de o meio campo, impedindo assim da bola chegar nos atacantes do Vasco, explorando também as costas dos laterais vascaínos que sobem muito ao apoio, com Jucemar e Jackson pela direita e Ricardinho e Alexandre pela esquerda. No mais é esperar por uma noite inspirada de Tiago e Alexandre para que o Coritiba consiga sair de São Januário com uma boa vitória.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)